Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Ricardinho relembra Rio-2016 e conta sobre japonês em braile

Em live com o IPC, craque do futebol de 5 reviveu gol épico contra o Irã e exaltou tecnologia japonesa no metrô

Ricardinho seleção brasileira de futebol de 5
Ricardinho em ação pela seleção brasileira (Ale Cabral/CPB)

O camisa 10 da seleção brasileira de futebol de 5, Ricardo Alves, mais conhecido como Ricardinho, participou da maratona de lives promovida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) no perfil da entidade no Instagram na última terça-feira (25).

+Brasileiros classificados para a Paralimpíada no ano que vem

No bate-papo, Ricardinho contou como está a sua rotina de treino durante a pandemia do coronavírus, relembrou a final dos Jogos do Rio-2016 e contou suas expectativas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, no ano que vem. 

A ação fez parte da campanha #WaitForTheGreats do IPC para mostrar como os atletas estão determinados para participar dos Jogos de Tóquio em exatamente um ano. Ao todo, 24 atletas, das 22 modalidades do programa dos Jogos, participaram da maratona.  

Gol decisivo que calou críticos   

Ricardinho relembrou os desafios enfrentados fora de campo antes dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016 e destacou gol da final contra o Irã como o mais especial da carreira.  

“Eu tive uma lesão alguns meses antes dos Jogos. Fiz muita fisioterapia, muito trabalho de recuperação, estava bem para os Jogos, mas não estava no meu melhor. Muita gente questionou a minha convocação, disseram que o Fábio [técnico da Seleção] só me convocou porque era eu. Marcar o gol na final dos Jogos e garantir o tetracampeonato para o Brasil foi demais! Tenho muitos gols icônicos, que eu mesmo me impressionei quando me contaram o que fiz, mas o gol na final dos Jogos foi mais especial devido a tudo fora de campo”, relatou o jogador que perdeu a visão devido a um deslocamento de retina.  

Confira o gol mencionado abaixo

Adiamento da Paralimpíada

Eleito o melhor do mundo três vezes no futebol de 5 (2006, 2014 e 2018), Ricardinho compartilhou como recebeu a notícia do adiamento dos Jogos de Tóquio para o ano que vem e o que espera do evento, além da medalha dourada.  

“Várias competições grandes ao redor do mundo foram canceladas, imaginei que seria questão de tempo até os Jogos também serem e fui me preparando para isso. Tentei ver o lado positivo, foi um adiamento e não um cancelamento. Ganhamos mais um ano para nos prepararmos para buscar o penta,” avaliou Ricardinho.

Em live do IPC, o camisa 10 da Seleção Brasileira de futebol de 5, Ricardinho, recordou um gol épico na Rio-2016 e contou uma experiência única no Japão Tóquio
Ricardinho, craque do futebol de 5, com a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016 (Instagram/ricardinho_fut5)

Japonês em braile

Durante a live, o jogador enalteceu o país anfitrião dos Jogos Paralímpicos no ano que vem. Ricardinho recordou momentos marcantes vividos no Japão, especialmente quando se deparou com o idioma japonês em braile nas ruas de Tóquio.

“Acho que serão os melhores Jogos no quesito organização, as obras das arenas estavam adiantadas, com folga de prazo até pelo o que eu soube. Eu já fui ao Japão, inclusive para o Mundial, e é impressionante! A tecnologia, as estruturas. Em uma dessas idas, andamos de metrô por Tóquio e tinha braile nas lixeiras. Não entendi nada, claro, mas aqui no Brasil a gente tem dificuldade de achar a lixeira, quem dirá braile”, contou Ricardinho em tom descontraído.  

Mais em Paralimpíada Todo Dia