Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Boletim médico divulga ‘melhoras significativas’ de Alex Zanardi

De acordo com o Hospital San Raffaele, o paraciclista italiano deixou a UTI e foi encaminhado para o setor de terapia semi-intensiva

Alessandro Zanardi Bicicleta Acidente
Alessandro Zanardi tem seis medalhas paralímpicas, sendo quatro de ouro e duas de prata (Facebook/alexzanardiofficial)

Alessandro Zanardi recebeu uma boa notícia exatamente no dia que completa dois meses do grave acidente que sofreu. Nesta quarta-feira (19), o Hospital San Raffaele, de Milão, divulgou um boletim médico informando que o paraciclista apresentou “melhoras significativas”. Em etapa disputada em Pienza, na Itália, o campeão paralímpico foi atingido por um caminhão em uma prova de bicicleta adaptada.

+ IBSA anuncia sede da Copa do Mundo de futebol de 5, em 2023

“Zanardi respondeu com melhoras clínicas significativas após um período no qual foi submetido a tratamento intensivo”, disse o breve boletim médico. A informação é que o paratleta italiano deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital e foi encaminhado para o setor de terapia semi-intensiva do departamento de reanimação neurológica, área que é comandada pelo médico e professor Luigi Beretta.

O último informativo sobre o estado de saúde de Alessandro Zanardi, que também é ex-piloto de Fórmula 1 e Indy, havia sido divulgado no dia 27 de julho, quando ele foi submetido pelo quarto procedimento cirúrgico desde o acidente. O italiano deu entrada no Hospital San Raffaele no dia 24 de julho e, desde então, seus familiares e a equipe médica responsável optaram pela redução do número de boletins sobre o quadro médico do ex-piloto.

Dois meses do acidente

Na ocasião, o italiano disputava uma das etapas do revezamento Obiettivo Tricolore (Objetivo Tricolor), evento que engloba atletas paralímpicos em bicicletas de mão ou de cadeiras de rodas. Os competidores passavam pelo km 146 da estrada entre Pienza e San Quirico d’Orci quando o fato ocorreu.

SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

As informações indicam que Alessandro Zanardi perdeu controle, entrou na contramão e foi atingido por um caminhão. O atleta paralímpico sofreu múltiplos traumas e foi removido do local de helicóptero. O primeiro procedimento cabeça do italiano aconteceu pouco mais de duas horas após a notícia do acidente com a bicicleta adaptada.

Mais em Paralimpíada Todo Dia