Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

CPB lança programa online gratuito de atividade física

Com aulas gratuitas, o projeto tem como objetivo democratizar a prática de exercício físico para deficientes

Verônica Hipólito Dia do Atleta Paralímpico
Verônica Hipólito participou da primeira aula (Ale Cabral/CPB)

O CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) lançou nesta segunda-feira (1º) a primeira plataforma de atividade física para pessoas com deficiência, o Movimente-se. As aulas são gratuitas e voltadas exclusivamente para deficientes físicos e visuais. O projeto tem como objetivo democratizar a prática de exercício físico para cadeirantes, paralisados cerebrais, amputados e deficientes visuais que nunca praticaram atividade física ou que não possuem orientação profissional.

A primeira etapa do Movimente-se consistirá em seis módulos, sendo um por semana, sempre às segundas-feiras, no canal do CPB no YouTube e também em um site específico para esta ação (acesse através deste link). Serão cinco vídeos semanais, diferenciados por tipos de deficiência. As aulas para deficientes visuais contarão com dois vídeos: um legendado para baixa visão e outro com o serviço de audiodescrição, ambos com o mesmo conteúdo de exercícios.

+ Para “mudar o mundo esportivo,” a/o Time Naurú é lançado

“Projetos como este consolidam o CPB em uma posição de vanguarda na inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, uma das nossas missões como instituição. Nestes tempos de pandemia e distanciamento social, o Movimente-se terá ainda mais relevância na transformação da vida das pessoas e também de seus familiares”, explicou Mizael Conrado, presidente do CPB.

Treinadores e atletas ajudam nas aulas do Movimente-se

Com aulas gratuitas, o projeto Movimente-se do CPB tem como objetivo democratizar a prática de exercício físico para deficientes
Vinícius Rodrigues participou da primeira aula (Ale Cabral/CPB)

O conteúdo do programa será ministrado pelos técnicos do CPB e atletas paralímpicos, que demonstrarão como realizar exatamente os movimentos dos exercícios. Cada aula será voltada para um perfil de deficiência e ela consiste em aquecimento, exercício principal e relaxamento.

“São exercícios simples, básicos, para que todos possam conhecer seu próprio corpo, começar a se exercitar e ganhar confiança e segurança no dia a dia, realizando todos os movimentos dentro de casa mesmo”, contou Everaldo Lúcio, um dos treinadores da seleção brasileira paralímpica de atletismo e, também, um dos responsáveis pela elaboração das aulas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A primeira aula já foi disponibilizada pelo CPB. Esportistas do atletismo e natação foram os convidados para exemplificar as atividades. “É muito legal ter uma pessoa com deficiência fazendo o exercício para mostrar que é possível realizar a atividade proposta”, comentou Vinicius Rodrigues, recordista mundial e medalhista no Campeonato Mundial de Dubai, em 2019, nos 100m da classe T63 para amputados de perna.

Verônica Hipólito, medalha de prata nos 100 m do atletismo T38, para paralisados cerebrais, nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, envolveu toda a família na gravação dos exercícios em casa. “Meu pai filmou de um lado, minha mãe de outro e coloquei uma outra câmera de frente para gravar os exercícios. Acredito que vai ajudar muita gente”, contou.

Mais em Paralimpíada Todo Dia