Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Vanessa Cristina eleita Atleta do Mês pelo comitê das Américas

Paulistana vence eleição do Comitê Paralímpico das Américas com 50% dos votos

Vanessa Cristina é eleita Atleta do Mês do CPA CT Paralímpico
(Crédito: Daniel Zappe/CPB/MPIX)

A maratonista brasileira Vanessa Cristina de Souza, 30 anos, foi eleita Atleta do Mês de fevereiro pelo Comitê Paralímpico das Américas (CPA). A paulistana venceu com 50% dos votos do público.

Vanessa Cristina foi indicada ao prêmio por ter sido campeã da maratona de Sevilha, na Espanha, na classe T54 para cadeiras de rodas, no último dia 23 de fevereiro.

Ela completou a prova em 1h40min23, marca 37s superior ao índice estabelecido pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como critério de convocação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

No dia 8 de março, a atleta conquistou o título da Maratona de Los Angeles, nos Estados Unidos. A paulistana amputou a perna esquerda em 2014, devido a um acidente de moto.

O guatemalteco Gersson Mejía, do Parataekwondo, que ganhou o ouro no Aberto da modalidade no México, ficou em segundo lugar com 46% votos. Já o halterofilista chileno Maria Antonieta Ortiz, o snowboarder americano Joe Pleban e o halterofilista salvadorenho Herbert Aceituno também concorriam ao prêmio.

Brasil em Tóquio

O Brasil já tem uma vaga de maratona garantida nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Ela foi conquistada em abril de 2019 no Mundial de Maratonas de Londres. A responsável foi a baiana Edneusa Dorta da classe T12 (baixa visão), que foi vice-campeã na prova.

Ao todo, o país possui 36 vagas pelo atletismo. As outras vagas foram asseguradas no Mundial da modalidade em Dubai, em novembro.

As indicações foram feitas pelos Comitês Paralímpicos Nacionais (NPCs) do continente americano.

Vencedores do Atleta do Mês de 2020 do APC
Janeiro – Luis Flores, Chile, tênis de mesa
Fevereiro – Vanessa Cristina de Souza, Brasil, atletismo

Mais em Paralimpíada Todo Dia