Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Paratleta Vanessa Cristina vence Maratona de Los Angeles

Atleta segue participando de campeonatos internacionais em busca de uma vaga em Tóquio

Vanessa Cristina - Prêmio Melhor das Américas
(Foto: Daniel Zappe/Exemplus/CPB)

A brasileira Vanessa Cristina de Souza conquistou a medalha de ouro na maratona em cadeira de rodas de Los Angeles neste domingo (8). A maratonista, que compete pela classe T54 para cadeiras de rodas, completou a prova em 1h59min51s e foi a oitava colocada na classificação geral.

“Foi uma maratona dura, mas estou feliz com o resultado. Fiquei um pouco perdida, porque estava escuro. Não foi minha melhor marca, mas era esperado pois no percurso de Los Angeles tem umas subidas que aumentam a dificuldade da prova”, comentou Vanessa, que amputou a perna esquerda em 2014, devido a um acidente de moto.

Corrida para Tóquio

Vanessa Cristina segue na luta para conquistar uma vaga em Tóquio. Há duas semanas, a atleta também foi campeã na maratona de Sevilha, na Espanha. Na ocasião, ela completou a prova em 1h40min23s – 37 segundos superior ao índice estabelecido pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como critério de convocação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

O Brasil já tem uma vaga de maratona garantida nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Ela foi conquistada em abril de 2019 no Mundial de Maratonas de Londres. A responsável foi a baiana Edneusa Dorta da classe T12 (baixa visão), que foi vice-campeã na prova. Ao todo, o país possui 36 vagas pelo atletismo. As outras vagas foram asseguradas no Mundial da modalidade em Dubai, em novembro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia