Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Campeões do parataekwondo visam qualificatório olímpico

Competição acontecerá no dia 10 de março em Heredia, na Costa Rica. Os atletas Bruno Rodrigues, Nathan Torquato e Silvana Cardoso vão enfrentar os mesmos adversários dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019

Campeões do parataekwondo treinam para qualificatório olímpico
Foto: Alê Cabral/CPB

Desde o último domingo (1), atletas do parataekwondo têm realizado treinos intensivos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com foco na preparação para a disputa do torneio continental qualificatório, considerado a última chance de classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Na competição, que acontecerá no dia 10 de março em Heredia, na Costa Rica, os atletas Bruno Rodrigues, Nathan Torquato e Silvana Cardoso vão enfrentar os mesmos adversários dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019, quando Nathan (até 61kg) e Silvana (até 58kg) conquistaram a medalha de ouro.

O campeão por categoria e por peso na disputa que acontecerá na Costa Rica vai assegurar a vaga direta para as Paralimpíadas.

“Estou na minha melhor forma física. As expectativas para o qualificatório estão altas já que os meus oponentes são os mesmos do Parapan e eu me sinto mais bem preparado. Estou focado na competição e confiante que a medalha de ouro virá assim como a vaga para Tóquio”, afirma Torquato, que tem má-formação congênita no braço esquerdo.

Nesta fase de treinamentos, a coordenação da modalidade trouxe três atletas do taekwondo convencional para auxiliar e intensificar os treinos do parataekwondo. “Ter atletas convencionais para treinar junto é muito interessante, eles exigem mais da gente. Na academia, também realizo lutas com atletas sem deficiência e isso sempre me ajudou muito”, completa o medalhista.

O parataekwondo fará sua estreia no programa paralímpico na capital japonesa. Estarão em ação apenas atletas da categoria K44 e K44 – para atletas com comprometimento no membro superior.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O Brasil já possui uma lutadora garantida em Tóquio: a paulista Débora Menezes (categoria acima de 58kg). Ela conquistou a vaga por ser a segunda no ranking mundial da modalidade dentro do período estabelecido pelo regulamento qualificatório do parataekwondo. Os quatro primeiros do ranking por categoria de peso até 31 de janeiro garantiam vaga direto para os Jogos.

Vinte e duas modalidades compõem o programa dos Jogos, Até agora, o Brasil tem vaga garantida em 14: atletismo, bocha, canoagem, ciclismo, futebol de 5, goalball (feminino e masculino), natação, parataekwondo, remo, tiro esportivo, tiro com arco, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado (feminino e masculino).

Esgrima em cadeira de rodas, halterofilismo, hipismo, judô, parabadminton, rúgbi em cadeira de rodas e triatlo ainda brigam por classificação. A única modalidade confirmada que não terá representantes brasileiros é o basquete em cadeira de rodas. A última chance de classificação foi nos Jogos Parapan-Americanos de Lima.

Mais em Paralimpíada Todo Dia