Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção de goalball raspa o cabelo solidária a jogador com câncer

Dênis Henrique de Oliveira, que nasceu com a Doença de Stargardt, teve detectado linfoma de Hodgkin

Seleção brasileira de goalball faz homenagem a colega com câncer
CBDV

A seleção brasileira masculina de goalball raspou a cabeça em homenagem a um colega de equipe que está com câncer. O time está reunido até quarta (5) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a primeira fase de treinamento da temporada 2020.

Dênis Henrique de Oliveira, 30 anos, nasceu com a Doença de Stargardt, que provocou a perda parcial da visão. Ele já integrava a seleção brasileira de goalball há um ano, quando recebeu o diagnóstico com linfoma de Hodgkin (um câncer do sangue com origem no sistema linfático).

“Ele me procurou com uma dor na cervical. Eu achei estranho e já fizemos os exames no mesmo dia. Foi tudo rápido e organizado. Como o médico era novo na equipe da Seleção, eu e a psicóloga lemos a notícia com ele. Foi difícil porque é como se ele fosse da família”, relatou Rafael Loscki, fisioterapeuta da seleção de goalball.

O jogador natural de Suzano, interior de São Paulo, recebeu a notícia durante a última fase de treinamento da seleção em dezembro de 2019. Dênis já iniciou o tratamento com quimioterapia para combater o linfoma.

“Na hora que soubemos foi um baque, mas temos que passar força para ele, sabemos que é um momento delicado na vida dele, mas nós somos uma equipe unida e estamos juntos para o que der e vier”, comentou Romário Marques.

+ Sesi vive expectativa pelo 1º Mundial de Clubes de goalball

Rafael foi quem raspou o cabelo dos sete jogadores na tarde desta sexta-feira (31). “Os meninos abraçam as coisas muito rápido. O Romário propôs o movimento e eu trouxe a maquininha. Fico feliz em poder ajudar de alguma forma”, disse o fisioterapeuta.

O medalhista paralímpico e bicampeão mundial no goalball, Romário, foi o primeiro a prestar a homenagem e ficar careca. Na terça-feira (28), um dia antes de vir para fase de treinamento, ele já havia adotado o novo visual.

O Brasil já possui vaga pelo goalball nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. As equipes brasileiras carimbaram seus passaportes para o Japão em junho de 2018, no Mundial da modalidade em Malmo, na Suécia.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Na competição, a seleção masculina foi campeã e a feminino, que também está treinando em São Paulo, conquistou o bronze.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia