Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Atleta revelação, Wendell exalta esforço e celebra ano “incrível”

Aos 21 anos, Wendell Belarmino conquistou nove medalhas em 2019 e foi eleito o atleta revelação do Prêmio Paralímpicos

Wendell Belarmino - Atleta Revelação - Prêmio Paralímpicos
(Foto: Daniel Zappe/Exemplus/CPB)

Aos 21 anos, Wendell Belarmino foi eleito o atleta revelação do Prêmio Paralímpicos de 2019. O troféu coroou um ano para lá de especial para o brasiliense, que representou o Brasil nas competições mais importantes do mundo e trouxe para casa nove medalhas no total.

Com glaucoma congênito desde que nasceu, Wendell precisou passar por seis transplantes de córneas e mesmo assim a perda da visão segue gradativa. Nada disso, porém, foi motivo para ele desistir. 

Em 2019, o brasiliense conquistou nada mais que quatro ouros e duas pratas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, além de um ouro, uma prata e um bronze no Mundial de Londres de natação paralímpica. E para ele, a palavra “incrível” define sua temporada.

+Veja também:
Petrúcio celebra superação e sonha correr abaixo dos 10 segundos
Elizabeth Gomes: uma guerreira do esporte brasileiro

“Foi um ano incrível para mim. Fui para o meu primeiro Parapan-Americano, conquistei seis medalhas, quatro recordes, me tornei o primeiro atleta cego masculino do Brasil a ser campeão mundial na natação… Então foi sensacional! E esse prêmio é muito importante para mim, porque é o reconhecimento do meu trabalho. Toda a dor que eu senti, todo o esforço que eu fiz. Fiquei muito feliz, nunca achei que isso ia acontecer”, comemorou Wendell em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

Wendell Belarmino - Atleta Revelação - Prêmio Paralímpicos
Foto: Marcello Zambrana/CPB/Exemplus.

Passada a emoção de receber o troféu na noite da última terça-feira, Wendell já passa a pensar no futuro. O ano de 2020 é especial para todos os atletas, que já se preparam para dar o melhor de si nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

“A preparação está forte para Tóquio, a minha expectativa é de bons resultados e espero muito conseguir trazer uma medalha para o Brasil”, concluiu.

Confira os melhores do ano do Prêmio Paralímpicos 2019:

Mais em Paralimpíada Todo Dia