Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Beth Gomes e Petrúcio Ferreira são os Melhores Atletas do Ano

Com títulos e recordes, Beth Gomes e Petrúcio Ferreira são os Melhores Atletas do Ano no Prêmio Paralímpicos 2019

Breno Barrros/Rede do Esporte

Atletismo no topo do esporte paralímpico brasileiro. Nesta terça (17), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou Beth Gomes e Petrúcio Ferreira como os vencedores do Prêmio Melhores Atletas do Ano por gênero do Prêmio Paralímpicos 2019.

Neste ano, Petrúcio Ferreira conquistou ouro nos 100m e nos 400m e prata no revezamento 4x100m nos Jogos Parapan-Americanos de Lima e ouro nos 100m e nos 400m no Mundial de Atletismo em Dubai, onde bateu o recorde mundial nos 100m e se tornou o paralímpico mais rápido do mundo.

“Muito feliz de estar aqui hoje. Minhas lágrima já disseram tudo. Esse foi um ano de muitas conquistas para os atletas presentes. Um ano difícil para mim, tive que me superar para chegar nas grandes competições. Queria agradecer ao Pedrinho, que me aguenta todos os dias, nessa batalha diária. Sofri um acidente no começo do ano e não sabia se chegaria a competir. Dedico esse prêmio a todos os brasileiros e ao povo nordestino, povo guerreiro”, disse o paralímpico mais rápido do mundo.

Em 2019, Beth Gomes conquistou ouro no lançamento de disco nos Jogos Parapan-Americanos de Lima e no Mundial de Atletismo em Dubai, onde bateu o recorde mundial da prova. Tanto Beth quanto Petrúcio são expoentes do paratletismo brasileiro e dignos do Prêmio Melhores Atletas do Ano.

+ OTD CAST: a história de Elizabeth Gomes

Petrúcio Ferreira comemora prêmio de Melhor Atleta do ano. (Foto: Breno Barros/ Rede do Esporte)

“É muita gratidão estar dividindo este prêmio tão sonhado, não só por mim. Este prêmio não é só meu, vai para todos os atletas presentes. Quero agradecer e ofertar este troféu para a minha treinadora, que está comigo todos os dias, faça chuva, faça sol. Elas está comigo, Rosiane Farias, disse Beth.

O presidente Mizael Conrado, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), abriu o Prêmio Paralímpicos 2019 exaltando a temporada incrível. “Era um ano cheio de desafios, um dos mais desafiadores do movimento paralímpico. Tivemos muitas conquistas no Parapan, uma participação histórica do Brasil, recorde absoluto de medalhas, recorde com a maior delegação. No mundial de atletismo, inédita segunda posição, ficando atrás da China e à frente de grandes nações” completou.

Beth Gomes foi eleita a melhor atleta paralímpica de 2019. (Foto: Breno Barros/ Rede do Esporte)

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Só que o papel do CPB vai muito além do esporte de alto rendimento. A inclusão social é o pilar da instituição. “Nossos programas de formação seguem firmes no propósito de revelar novos talentos, a Paralimpíada Escolar teve recorde de participação, foi um ano em que temos muito para comemorar”, finalizou Mizael Conrado.

Mas além dos Melhores do Ano, o Comitê Paralímpico Brasileiro distribuiu outros prêmios. Um dos mais aguardado ficou com Wendell Belarmino, o Atleta Revelação de 2019, ano em que foi campeão mundial nos 50m S11 e ouro nos 100m S11 dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

Wendel Belarmino venceu como Atleta Revelação de 2019. (Foto: Breno Barros/ Rede do Esporte)

Mais aguardado ainda, o Atleta da Galera gerou muito curiosidade, já que a disputa foi realizada até os minutos finais da premiação. Mas Alana Maldonado, do judô, com 34% dos votos, foi a grande vencedora e a escolhida do público. Verônica Hipólito foi a segunda com 26%, Carol Santiago a terceira com 15% e Petrúcio o quarto com 14%.

Só que o Prêmio Paralímpico não fica só nos atletas, é preciso valorizar o papel e a dedicação que os técnicos têm nas conquistas da temporada. Pedrinho Almeida, que orienta Petrúcio Ferreira, foi escolhido o melhor técnico individual.

Nas modalidades coletivas, Fábio Vasconcelos, do futebol de 5, foi o grande vencedor. Ele comandou a equipe que venceu a Copa América e o ouro dos Jogos Pan-Americanos de Lima.

O Prêmio Paralímpicos 2019 ainda celebrou os melhores atletas em cada umas das modalidades. Confira todos os vencedores.

Prêmio Paralímpicos 2019
Atletismo – Petrúcio Ferreira
Basquete em CR – Vileide Almeida
Bocha – Maciel Santos
Canoagem – Luis Carlos Cardoso
Ciclismo – Lauro Chaman
Esgrima em CR – Jovane Guissone
Esportes de Neve – Cristian Ribera
Futebol de 5 – Raimundo Nonato
Futebol de 7 – Bira Mgalhães
Goalball – Leomon Moreno
Halterofilismo – Mariana D’Andrea
Hipismo – Rodolpho Riskala
Judô – Meg Emmerich
Natação – Carol Santiago
Parabadminton – Vitor Tavares
Parataekwondo – Débora Menezes
Remo – Renê Pereira
Rúbgi em CR – Julio Braz
Tênis de Mesa – Paulo Salmin
Tênis em CR – Daniel Rodrigues
Tiro Esportivo – Alexandre Galgani
Tiro com arco – Jane Karla Gögel
Triatlo – Carlos Viana
Vôlei Sentado – Gilberto da Silva

Mais em Paralimpíada Todo Dia