Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Série A de futebol de 5 inicia com goleadas e favoritos no topo

Média de gols por partida quase dobra em relação a 2018; torcedores ilustres acompanham a primeira rodada no CT

Série A de futebol de 5 larga tem goleadas e favoritos no topo
Comunicação CBDV

Uma primeira rodada com muita bola na rede. Foi assim que as 12 equipes da Série A deram largada nesta segunda-feira à Copa Loterias Caixa de futebol de 5. Com seus artilheiros inspirados, os times favoritos ao título começaram bem as campanhas que culminarão na sonhada final do próximo domingo (3), às 9h20 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

+ CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO

Ao todo, foram marcados 20 gols em seis partidas (média de mais de três por confronto), número bem superior aos 11 anotados na rodada inaugural da edição passada. Atual bicampeã, a Agafuc-RS abriu a competição com goleada sobre a UBC, da Bahia: 4 a 0, com três gols de Ricardinho e um de Thiago Paraná.

Logo no confronto seguinte, ficou claro que a briga pela artilharia promete ser acirrada. No clássico paulista, a Apadv bateu o Cadevi também por 4 a 0, e com outro atleta indo às redes três vezes: o colombiano Jhon González jogou demais e foi o destaque. Gledson anotou o outro.

Mas ninguém comemorou mais gols nesta rodada do que os baianos do ICB, do craque Jefinho. E o atleta da seleção nem foi o maior carrasco da ADVP, de Petrolina, pois marcou só uma vez. João Silva fez três, e Selmi, outros dois.

Os demais duelos foram mais equilibrados. Com dois gols de Jardiel, o Cedemac-MA derrotou o Ismac-MS: 2 a 0. Apadevi-PB e AMC-MT ficaram no 1 a 1 – os mato-grossenses conseguiram empatar a 17 segundos do término do jogo. Por fim, o clássico carioca entre Urece e CEIBC terminou 1 a 1.

Visita especial no CT

A convite da Apadevi-PB, dois torcedores ilustres estiveram presentes no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Silvia Grecco, mãe do palmeirense Nickollas que narra as partidas para o filho deficiente visual, levou o garoto para acompanhar os craques do futebol de 5. Neste ano, eles receberam o prêmio Fifa Fan Award, honraria dedicada aos torcedores e fãs de futebol.

“Quando a gente fala que esses jogadores precisam de oportunidades, que eles são capazes de tudo, aqui é a prova disso”, comentou Silvia. Ela e o filho entrara na quadra pouco antes do jogo entre Apadevi e AMC. Nickollas recebeu das mãos do craque Jefinho uma bola de futebol de 5 de presente.

Sobre a Copa

A principal competição de clubes do Brasil chega à sua nona edição desde que a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) começou a administrá-la, em 2011. A então Copa Brasil foi disputada pela primeira vez em 1984, na capital paulista. Contudo, o IPC – Comitê Paralímpico Internacional – reconhece como primeiro campeonato entre clubes o acontecido na Espanha, em 1986.

Mais em Paralimpíada Todo Dia