Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Ana Karolina Soares abre com recorde o Brasileiro paralímpico

Paratleta registra melhor marca nacional dos 100m costas S14 depois de obter oito medalhas no INAS Global Games

Ana Karolina Soares bate recorde no Brasileiro de Natação Paralímpica
Ale Cabral/CPB

O Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica foi aberto com um recorde nacional na manhã desta sexta (25). Ana Karolina Soares cravou 1min11s94 nos 100m costas da classe S14.

A competição encerra o calendário nacional da natação paralímpica e está sendo disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com 317 paratletas inscritos.

A nova marca de Ana Karolina Soares é 13 centésimos abaixo do antigo recorde (1min12s07). Ela venceu também os 200m medley (SM14) do Brasileiro de Natação Paralímpica marcando 2min45s10.

“Estava demorando para sair essa marca nos 100m costas. Era uma prova em que eu estava esperando um bom resultado faz um tempo, desde o Parapan de Lima. Sempre nadava na casa de 1min12 e hoje consegui, enfim, quebrá-la. Foi uma viagem muito complicada de retorno da Austrália, pois só tive dois dias de treino antes do Campeonato Brasileiro. Mas está aí, o meu melhor tempo saiu”, disse a atleta mineira, de apenas 19 anos.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL YOUTUBE

Destaque no INAS Global Games

Ana Karolina foi a principal medalhista do Brasil no INAS Global Games, competição exclusiva para deficientes intelectuais disputada de 12 a 19 de outubro, em Brisbane, na Austrália. Foram oito pódios: dois ouros, duas prata e quatro bronzes.

O INAS Global Games foi a segunda competição internacional em que Ana Karolina subiu ao pódio. No Parapan de Lima, em agosto, a atleta já havia conquistado três láureas. Nos 100m costas, confirmou seu favoritismo e ficou com a medalha de ouro. Obteve ainda uma prata nos 200m livre (S14) e um bronze nos 200m medley da classe SM14.

Brasileiro de Natação Paralímpica

O Brasileiro de Natação Paralímpica reúne os paratletas de acordo com o ranking nacional. Os pontos são obtidos em competições qualificadas.

No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril.

Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em maio, já a segunda, em julho.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia