Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Medalhista do parapan protagoniza a final mais disputada

O paulista Christian Porteiro venceu a categoria acima de 107kg por apenas um quilo de diferença, no último dia de competição. Temporada 2019 da modalidade se encerra com o Campeonato Brasileiro, em novembro, também no CT Paralímpico, em São Paulo

Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB

Neste domingo (15), último dia da 3ª etapa nacional do Circuito Brasil de Halterofilismo, Christian Porteiro venceu a categoria acima de 107 quilos após erguer 176kg na barra. Este foi o desafio final da competição, realizada desde a sexta-feira (13), com 166 atletas de 11 estados mais o Distrito Federal, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Porteiro ficou à frente de Sandro Alves, representante do clube CAN de Sergipe, por apenas um quilo. Os dois protagonizaram uma disputa resolvida apenas na última pedida de Christian, que na segunda tentativa havia levantado 174kg contra 175kg do oponente. A medalha vem coroar o “ano excelente” do paulista nascido em Campinas. Há poucas semanas, ele competiu em seu primeiro Jogos Parapan-Americanos, em Lima, no Peru, e voltou com o bronze na mala, ao levantar 168kg em sua categoria.

“Foi um ano excelente. Não acreditava na minha convocação para o Parapan, porque passei por um período muito difícil e tenho 42 anos. Daria até para ter conquistado a prata lá em Lima, mas a emoção contou muito. Agora me deixaram sentir o gostinho, então acredito em uma vaga para Tóquio 2020 e quero ir para o Parapan de Santiago, em 2023”, vislumbrou o atleta, vítima de um acidente de trabalho em 2003 que causou a amputação acima do joelho de sua perna direita.

Depois das boas performances, o representante do clube Aesa /Itu tem como seu próximo desafio o Campeonato Brasileiro da modalidade, de 8 a 10 de novembro, também no CT Paralímpico. “Vai ser no Brasileiro que vou mostrar minha força total. Aqui escondi um pouco o jogo. Em novembro vou para bater recordes”, planeja.

Neste fim de semana, foram batidos quatro recordes brasileiros na versão júnior e dois na modalidade adulta. Nas três etapas nacionais já realizadas em 2019 foi possível somar pontos para o ranking e chegar ao evento derradeiro. Além da 3ª etapa nacional do Circuito Brasil, foram realizadas outras duas fases: em março, em João Pessoa e em abril, em Curitiba.

O Circuito

O Circuito Brasil é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Paralimpíada Todo Dia