Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Daniel Dias e mais nove estreiam no Mundial de Natação

Multicampeão paralímpico Daniel Dias e os medalhistas Phelipe Rodrigues e Joana Neves estreiam nesta segunda-feira em Londres

Daniel Dias em Lima (Ale Cabral/CPB/arquivo)

A mítica piscina do Parque Olímpico Rainha Elizabeth, em Londres, recebe a partir desta segunda 9 o Campeonato Mundial de Natação Paralímpica. Entre os 650 nadadores de 80 países, estão os 27 atletas que representarão o Brasil. O multicampeão paralímpico Daniel Dias nada já no primeiro dia.

A delegação brasileira emendou duas competições seguidas, já que na semana anterior estava em Lima, no Peru, onde ganhou mais de 50 medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos.

O Brasil chega com o status de quarto colocado no quadro-geral do último Mundial, na Cidade do México, em dezembro de 2017, com 36 medalhas: foram 18 de ouro, nove de prata e nove de bronze. A edição deste ano da competição ocorre fora do período previsto inicialmente.

Daniel Dias em Londres

A piscina do Parque Olímpico Rainha Elizabeth é a mesma que recebeu os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012. Naquela ocasião, o Brasil subiu ao pódio em 14 oportunidades, nove das quais no ponto mais alto.

Dos cinco medalhistas brasileiros nos Jogos de sete anos atrás, apenas um não veio ao Mundial: Andre Brasil (S10) foi considerado inelegível pelas novas regras de classificação funcional do IPC. Esta decisão, a propósito, é contestada judicialmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

No entanto, o paulista Daniel Dias, o pernambucano Phelipe Rodrigues, a cearense Edênia Garcia e a potiguar Joana Neves, a Joaninha, compõem a delegação brasileira no Mundial e carregam na bagagem a experiência de já terem triunfado nesta emblemática piscina londrina. Dentre eles, apenas a representante do Ceará não nada nesta segunda-feira, 9, primeiro dia de campeonato.

“Campeonato já começa com provas boas. Joaninha e Phelipe nadam suas principais nesta segunda-feira, e é bom que sejam os mais experientes neste primeiro dia, porque é bom para a equipe como um todo começar bem, para aqueles que não vão estrear agora ganhar confiança, principalmente aos mais novos”, explicou Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação paralímpica brasileira. “Estão todos muito bem, até pelo que apresentamos no Parapan de Lima, deu tempo de nos aclimatarmos em Londres, porque este Mundial será muito forte”, concluiu.

A programação reserva o período da manhã (a partir das 6h da manhã, de Brasília) para as eliminatórias. Em algumas das provas, serão realizadas até três baterias e as finais à tarde (após as 14h, sempre de Brasília). Os canais SporTV transmitem ao vivo as finais.

A cerimônia de abertura será de tarde, e o santista Carlos Farrenberg será o porta-bandeira brasileiro. “Fiquei emocionado com a escolha, porque disputo campeonatos mundiais desde 2006 e nunca esperei ser escolhido para ter essa função”, disse o nadador que tem baixa visão em decorrência de toxoplasmose congênita, e ostenta no currículo três medalhas em Mundiais. Em Londres, ele nadará os 50m livre, os 100m livre e comporá a equipe do revezamento misto 4x100m livre para deficientes visuais – uma prova inédita no cenário internacional.

O pernambucano Phelipe Rodrigues não esconde a ansiedade de voltar a nadar na piscina que lhe rendeu a prata nos Jogos Paralímpicos de 2012 nos 100m. O desafio desta segunda-feira, contudo, é nos 50m livre da classe S10, com eliminatórias a partir das 8h19 (de Brasília). “Não vou mentir que não bate a ansiedade, lógico que bate, é a minha principal prova logo no primeiro dia. Vão ser forte estes 50m livre, mas espero começar com o pé direito – aliás, meu pé direito é o ruim, mas espero começar bem”, disse em tom de brincadeira, referindo-se à má formação congênita no pé direito.

Daniel Dias também nada os 50m livre da classe S5. Ele é o atual campeão mundial, parapan-americano e paralímpico da prova, mas o italiano Antonio Fantin, que foi campeão mundial dos 400m na classe S6 no Mundial do México, em 2017, disputa a S5 desde que foi reclassificado pelo IPC, em 2018, e tirou de Daniel o recorde mundial da prova. As eliminatórias dos 50m livre começam às 8h01.

Joaninha também cairá na água para os 50m livre, logo após as eliminatórias de Daniel Dias. “Este é um dos Mundiais mais fortes que já disputei, posso dizer antes de nadar. Depois do Parapan de Lima, me sinto bem, chego muito bem para este Mundial, mas o nervosismo sempre bate”, comentou a potiguar, que tem acondroplasia, e ganhou seis medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.

Brasil no primeiro dia do Mundial de natação paralímpica

Eliminatórias (horário de Brasília)
6h45: 100m livre (S8) – Gabriel Cristiano
6h59: 200m livre (S14) – Felipe Caltran
7h54: 100m costas (S12) – Maria Carolina Santiago
8h01: 50m livre (S5) – Daniel Dias
8h07: 50m livre (S5) – Joana Neves
8h13: 50m livre (S10) – Phelipe Rodrigues
8h47: 50m peito (S2) – Bruno Becker
9h04: 00m peito (SB5)- Roberto Alcalde
9h17: 50m livre (S11) – Wendell Belarmino e Matheus Rheine
9h34: 100m livre (S9) – Ruiter Silva

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia