Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Mariana D’Andrea entra favorita no Mundial de Halterofilismo

Brasileira compete nesta terça no Mundial de Halterofilismo Paralímpico; Só três levantaram mais peso do que ela neste ciclo paralímpico -67kg

Mariana D'Andrea halterofilismo Jogos Paralímpicos Tóquio
Ale Cabral/CPB

Apenas três atletas da categoria até 67kg levantaram mais peso do que Mariana D’Andrea neste ciclo paralímpico. A paulista de 21 anos compete nesta quarta-feira (17) no Mundial de Halterofilismo Paralímpico, em Nur-Sultan, no Cazaquistão, para mostrar que pertence ao seleto grupo das melhores atletas do mundo. Sua disputa terá início às 6h30 (de Brasília). O campeonato vai até 20 de julho e conta com 11 brasileiros entre os 488 atletas de 76 países.

Os 119kg erguidos em Curitiba por Mariana D’Andrea, em abril, posicionaram a brasileira em quarto lugar no ranking mundial consolidado da divisão. À frente dela estão apenas a chinesa Yujiao Tan (140kg), a egípcia Fatma Omar (135kg) e a nigeriana Olaitan Ibrahim (125kg) – todas estarão em ação neste Mundial de Halterofilismo Paralímpico.

Eleita melhor halterofilista do país em 2018 no Prêmio Paralímpicos, Mariana D’Andrea se mostra confiante numa boa performance para colocar-se também em destaque no cenário internacional. “Eu espero fazer uma ótima participação aqui no Mundial do Cazaquistão, me colocar entre as melhores do mundo e melhorar a minha marca pessoal. Ansiedade faz parte quando se trata de uma competição entre atletas deste nível, mas estou me concentrando bem para ter equilíbrio nesse momento”.

A trajetória recente de Mariana D’Andrea sugere um bom desempenho. A halterofilista de Itu (SP) é recordista das Américas da divisão e foi medalhista de ouro no Europeu do ano passado, disputado na França. Nesta temporada, venceu a Copa do Mundo de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento é um dos mais importantes do calendário internacional da modalidade.

Outra adversária se mostra pronta para desafiar a brasileira no neste Mundial de Halterofilismo Paralímpico do Cazaquistão. Vice-campeã paralímpica, a anfitriã Raushan Koishibayeva terá a força da torcida local para tentar dar ao país-sede a sua primeira medalha adulta nesta edição do campeonato.

Mais Brasil no Mundial de Halterofilismo Paralímpico

Além de Mariana D’Andrea, outro brasileiro compete nesta terça-feira no Congress Center. O paraibano Ailton Andrade, da categoria até 80kg masculina, disputa sua prova a partir das 9h30.

Ailton destacou-se no Regional das Américas de 2018, na Colômbia, em que ficou com a medalha de prata. O atleta de 34 anos tem uma limitação em sua perna esquerda decorrente de paralisia infantil. Nenhum brasileiro esteve em ação nesta segunda (15).

O Brasil já tem três medalhas nesta edição do Mundial de Halterofilismo Paralímpico, todas no Júnior. Lucas Manoel (ouro até 49kg), Marcos Terentino (ouro até 54kg) e Vinicius Freitas (prata até 80kg) já subiram ao pódio.

Em 2017, no Mundial do México, foram ao todo quatro medalhistas: Lucas Manoel (ouro), Mateus de Assis (prata) e Vitor Afonso (bronze) entre os jovens, e, ainda, o bronze obtido pelo baiano Evânio Rodrigues, na divisão até 88kg, entre os adultos.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia