Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Destaque do Centro de Formação participa do Camping Escolar

Um dos participantes desta fase do Camping, João Victor Marin, não participou do evento. Ele foi selecionado devido ao seu desempenho nas aulas de vôlei sentado no Centro de Formação

Alê Cabral/CPB

Começou na terça-feira, 25, a segunda fase do Camping Escolar Paralímpico 2019. Até o dia 3 de junho, 98 jovens atletas que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares de 2018 ficarão hospedados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para treinamentos com os profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O Camping tem como objetivo proporcionar aos jovens, com idade entre 12 e 17 anos, o primeiro contato com a rotina de treinamentos e atividades de um atleta de alto rendimento. Na primeira etapa, no fim de janeiro, eles passaram por testes e avaliações, treinos especializados para o aumento das performances pessoais e palestras com técnicos do Comitê Paralímpico Brasileiro e atletas profissionais. Eles foram avaliados durante todo esse período e a intenção, agora, é de que mostrem o progresso desde o início do ano até agora.

Apesar de se tratar de jovens que tiveram destaque nas Paralimpíadas Escolares, um dos participantes desta fase do Camping, João Victor Marin, não participou do evento. Ele foi selecionado devido ao seu desempenho nas aulas de vôlei sentado no Centro de Formação, iniciativa do CPB de iniciação esportiva de crianças com deficiência.

“Estou gostando de participar do Camping, minha família sempre me apoiou a praticar esportes”, disse o jovem de 14 anos que nasceu com má formação congênita nas pernas, braços e rosto e foi adotado aos 10 anos.

João Victor conheceu a mãe adotiva, Maria do Carmo, com 7 anos pois ela trabalhava na escola em que ele estudava. Ela se comoveu com a situação do menino e o ajudou a conseguir as próteses para as pernas. Devido as condições que o menino vivia, Maria teve receio de que ele contraísse infecção no processo de reabilitação e ofereceu um quarto em sua casa para que João tivesse os cuidados necessários. Há quatro anos, ela recebeu a guarda provisória do jovem.

Esta é a segunda edição do Camping Escolar Paralímpico. Ano passado, as modalidades foram atletismo e natação. Na edição deste ano, foram acrescentadas as modalidades: bocha, basquete em cadeira de rodas, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Mais em Paralimpíada Todo Dia