Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Aluna do Centro de Formação integra Seleção de vôlei sentado

A jovem Renízia Romaniello, de apenas 14 anos, participa da segunda semana de treinamento da Seleção feminina de vôlei sentado.

Divulgação/CPB

A aluna do Centro de Formação Renízia Romaniello é a primeira atleta do projeto convocada para uma fase de treinamento da Seleção Brasileira. A jovem de apenas 14 anos participa, até o dia 5 de maio, da segunda semana de treinamento da Seleção feminina de vôlei sentado.

Renízia começou no Centro de Formação, projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro que tem como objetivo promover a iniciação esportiva de crianças e adolescentes com deficiência, em abril do ano passado e já participou das Paralimpíadas Escolares 2018 com a delegação de São Paulo. Neste ano, a atleta foi selecionada para o Camping Escolar Paralímpico, que reúne os participantes destaques das Escolares para vivenciarem treinamentos intensivos.

Natural de Campinas, interior de São Paulo, Renízia tem limitação de movimentos no tornozelo direito devido a uma osteomielite contraída em 2014. Ela faz parte do processo de renovação da Seleção de de vôlei sentado para os próximos ciclos paralímpicos junto com outras três atletas, que também participaram das Paralimpíadas Escolares, Gessica Araújo, de Maceió, Ana Luiza Soares, de São Paulo, e Sara, de Sergipe.

“Está sendo incrível participar da semana de treinamento da Seleção, estou aprendendo muito. É uma ótima oportunidade de treinar mais e me aprimorar no vôlei”, disse a jovem.

Nesta temporada, a principal competição do ano são os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, no mês de agosto, e nesta ocasião o Brasil buscará a classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. A equipe que representará o Brasil no Parapan ainda não está definida e neste ano serão realizadas mais três fases de treinamentos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia