Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Daniel Martins bate recorde mundial nos 400m da classe T20

Brasileiro corre abaixo dos 47s nos 400 metros e supera própria marca em provas para atletas com deficiência intelectual

CPB

O brasileiro Daniel Martins estabeleceu novo recorde mundial paralímpico para os 400m na classe T20, neste sábado (27), último dia do Open Internacional de Atletismo e Natação. Cravou 46s86 e superou sua própria marca de 47s22 registrada nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

“Foi uma sensação gostosa. Eu não planejava bater o recorde, mas não podia deixar o venezuelano vencer na minha casa. Foi a primeira vez que o vi, mas sabia que era um adversário forte. Na sexta, eu já havia feito o índice A, que era a meta. Agora, o foco é o Parapan de Lima, vou acertar os erros e quem sabe fazer outra marca boa”, disse Daniel Martins, de 23 anos.

O venezuelano é Luis Felipe Rodrigues, segundo colocado na prova para atletas com deficiência intelectual com a marca de 47s81.

Daniel Martins fez sua estreia em competições no Mundial de Doha, em 2015, quando faturou a medalha de ouro nos 400m. Sagrou-se campeão paralímpico no Rio 2016 e repetiu o feito no Mundial da modalidade no ano seguinte.

Quarto recorde mundial

O recorde Daniel Martins foi o quarto recorde mundial pulverizado por brasileiros na competição. Na quinta-feira (25) Vinícius Rodrigues já havia estabelecido um na classe T63 ao correr os 100m em 11s95.

Na piscina do CT Paralímpico, a atração foi a pernambucana Carol Santiago, 33 anos, que na sexta-feira, 26, quebrou duas vezes o recorde mundial dos 100m peito da classe SB12. Pela manhã, a nadadora venceu sua eliminatória com o tempo de 1min14s94. Na parte da tarde, ela retornou ao centro aquático e venceu a final da prova com o tempo de 1min14s79.

Open Internacional de Atletismo e Natação contou com a participação de 602 atletas de 20 países. A competição é chave para a classificação aos respectivos Mundiais e aos Jogos Parapan-Americanos de Lima, que acontecerão no segundo semestre.

Ao todo, 20 nadadores asseguraram um lugar no Mundial de Londres, que acontecerá no mês de setembro. No atletismo, por sua vez, 14 atletas alcançaram as marcas qualificatórias para o Mundial de Dubai, em novembro.

Ressalta-se ainda que o evento faz parte do Grand Prix de atletismo e da World Series de natação, circuitos organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional.

As Seleções Brasileiras também tiveram a concorrência de atletas de clubes nacionais, que atingiram os índices estabelecidos para participar do Open.

Além do Brasil, África do Sul, Argentina, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Honduras, Índia, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela foram representados no campeonato.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia