Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção de futebol de 5 usa tecnologia para monitorar atletas

Pulseira mede volume de treinamento, quantidade e qualidade de sono dos atletas e ajuda no desenvolvimento em campo

CPB

A Seleção Brasileira de futebol de 5 busca aperfeiçoar seu desempenho visando a Paralimpíada de Tóquio dentro de campo, mas agora com ações fora dele. A principal novidade é a utilização de uma pulseira que mede, entre outras coisas, o volume de treinamento, quantidade e qualidade de sono dos atletas.

Os dados coletados serão enviados por meio de um software tanto para os atletas quanto para treinador, preparador físico e o próprio fisiologista. Com isso, é possível determinar o quão cansado o jogador está e se há a necessidade de modificar seu treino e sua dieta.

“O atleta não é só o que ele treina. Ele é atleta 24 horas por dia. O que eles fazem em casa em termos de alimentação e sono determinam o desempenho dentro de campo. Nós, na fisiologia, estamos sempre tentando monitorar todos esses fatores”, disse o fisiologista Alexandre Sérgio Silva, responsável por implantar a pulseira.

“O preparador físico e o treinador dão o treino. Depois, o fisiologista verifica como o organismo de cada atleta respondeu àquele treino e informa ao preparador físico e o treinador, para que eles modulem as próximas cargas de treino em função de como cada atleta está respondendo”, completou.

Uma outra ferramenta utilizada é um formulário validado cientificamente, no qual o atleta responde, informando o quanto, de 1 a 4, se sente cansado, recuperado, entre outras questões. Com ele, é possível avaliar o estado mental do atleta – o que impacta diretamente no seu estado físico.

Pela internet, Alexandre consegue aplicar o formulário a cada 15 dias, mesmo à distância. “Consegui contornar o fato de eles serem cegos usando o Google Formulários. Nesse instrumento, faço as perguntas que faria para eles na entrevista. Mando no e-mail deles e eles respondem.”

A Seleção de Futebol de 5 já está classificada para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que ocorrerão em agosto de 2020. A equipe brasileira ainda defende, nesta temporada, o título dos Jogos Parapan-Americanos, que serão disputados em Lima, no Peru, no mês de agosto.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia