Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

CPB promove prática de alto rendimento no Camping Escolar

Projeto é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e que tem o objetivo de proporcionar a atletas, com idade entre 12 e 17 anos, a vivência da rotina do alto rendimento esportivo

Daniel Zappe/CPB/MPIX

Cento e um jovens esportistas, de 21 Estados mais o Distrito Federal, iniciam nesta quarta-feira, 30, os treinos para a edição 2019 do Camping Escolar Paralímpico. Esta será a segunda edição do projeto, que é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o objetivo de proporcionar a atletas, com idade entre 12 e 17 anos, a vivência da rotina do alto rendimento esportivo. As atividades são realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e seguem até a próxima terça-feira, 5 de fevereiro.

“O Camping Escolar Paralímpico chega à sua segunda edição e amplia uma missão importante de dar aos jovens a oportunidade de ter contato com o dia a dia de competidores de alto gabarito. São os primeiros passos na carreira de atletas que já tiveram destaque e que acreditamos ter potencial para render frutos no futuro”, disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Os participantes foram selecionados ao se destacarem nas Paralimpíadas Escolares de 2018, evento que é a maior competição paralímpica em nível escolar do mundo. Durante os nove dias do Camping, os jovens passarão por testes e avaliações, treinos especializados para melhorar sua performance, além de palestras com técnicos do CPB.

Na primeira edição do Camping, em 2018, houve treinamento de atletismo e natação e foram atendidas 34 crianças, das quais quatro estão participando novamente nesta . No ano passado, os jovens estiveram no CT Paralímpico em duas fases de treinamento, em janeiro e em julho.

“Nós fizemos ano passado um projeto piloto e todos os participantes melhoram seus resultados e quase todos disputaram competições relevantes como o Circuito Brasil Loterias Caixa. Esperamos com grande empolgação proporcionar o mesmo para os atletas das novas modalidades que vamos atender”, afirmou Ramon Pereira, coordenador de desporto escolar do CPB.

A novidade da edição de 2019 do projeto é o aumento das modalidades oferecidas. Serão contempladas todas as modalidades disputadas nas Paralimpíadas Escolares. A distribuição dos participantes por esporte é a seguinte: natação (20 atletas), atletismo (19), futebol de 7 (12), futebol de 5 (8), goalball (8), judô (8), vôlei sentado (8), basquete em cadeira de rodas (6), bocha (4), tênis em cadeira de rodas (4) e tênis de mesa (4).

A segunda fase de treinamento do Camping Escolar Paralímpico 2019 será de 25 junho a 3 de julho, também no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os mesmos atletas participarão das duas etapas para que haja um acompanhamento dos seus rendimentos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia