Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Conselho de Atletas se reúne para discutir estatuto do CPB

O encontro também teve como intenção aumentar a proximidade entre o Conselho e os atletas e propor a criação de um colegiado – que terá como objetivo compor os votos nas Assembleias do CPB.

Divulgação/CPB

Na última terça-feira, 22, o Conselho de Atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) se reuniu com cerca de 15 atletas, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para ouvir sugestões para elaboração de propostas para o estatuto da entidade. O encontro também teve como intenção aumentar a proximidade entre o Conselho e os atletas e propor a criação de um colegiado – que terá como objetivo compor os votos nas Assembleias do CPB.

Nomes consagrados do Movimento Paralímpico estiveram presentes. Phelipe Rodrigues e Carlos Farrenberg, da natação, e Yohansson Nascimento e Verônica Hipólito, do atletismo, todos medalhistas em Jogos Paralímpicos, foram alguns dos representantes.

“Foi um momento muito importante, foi uma oportunidade de discutir e perceber a participação dos atletas. A gente espera que momentos como esses acontecem mais vezes, pois o pensamento coletivo sempre traz mais crescimento que o individual. A gente conseguiu desenhar um caminho bem bacana pro início da trajetória pra ampliação de atletas com voz e voto no CPB”, disse a presidente do Conselho de Atletas e atleta de goalball, Simone Rocha.

“A reunião foi extremamente importante, tinha mais atletas do que eu esperava. O CPB saiu na frente de todas as gestões, órgãos esportivos, ao abrir o estatuto para o público. Ouvimos muitas ideias e agora vamos compilar tudo para que possa ser usado pelo CPB. Espero que cada vez mais os atletas se envolvam nessa parte mais consultiva, inclusive no Conselho”, comentou Renato Leite, membro do Conselho e atleta do vôlei sentado.

“Foi uma boa oportunidade para os atletas se reunirem e estarem mais próximos ao Conselho. Foi muito todo se ouvir e começar a fazer propostas. Acho que a partir de agora os atletas começarão a se politizar mais. A decisão que a gente tomar agora, serão decisões importantes e elas mudam o futuro do esporte “, disse Verônica Hipólito.

O Conselho de Atletas foi criado em 2009 e tem como objetivo a representação dos atletas dentro do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os membros do Conselho devem ter diálogo aberto com a diretoria executiva do CPB, a fim de levantar questões, desenvolver projetos e fomentar discussões, sempre em prol dos atletas e do Movimento Paralímpico. Os atletas que integram o Conselho são: Ádria Rocha Santos (atletismo) Simone Camargo Rocha (goalball), Renato Leite (vôlei sentado), Natália Mayara (tênis em cadeira de rodas), Marcos José Alves Felipe (futebol de 5), Lúcia da Silva Teixeira Araújo (judô), Fernando Aranha (triatlo).

Mais em Paralimpíada Todo Dia