Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Melhor de todos os tempos? Ricardinho é um craque da bola

Melhor jogador do mundo duas vezes, em 2006 e 2014, Ricardinho é celebrado como o melhor paratleta masculino do Brasil em 2018

Um deslocamento da retina aos 6 anos comprometeu a visão de Ricardinho. Aos 10, o gaúcho começou a jogar Futebol de 5 e, aos 15, entrou para o seu primeiro clube. Desde então, ele já foi eleito o melhor jogador do mundo duas vezes: em 2006 e 2014.

Em 2018, o atleta foi campeão da Copa do Brasil pelo clube AGAFUC e campeão mundial na Espanha, pela Seleção Brasileira, sendo o artilheiro da competição. O reconhecimento veio no Prêmio Paralímpicos deste ano, quando foi celebrado como o melhor paratleta masculino. Esta é a primeira vez que um atleta do futebol de 5 fatura a principal categoria do Prêmio Paralímpicos.

“Foi um ano de ouro. Com minha equipe disputei quatro competições e venci todas. No Mundial fomos campeões, fiz gol na final, fui artilheiro e melhor jogador. Estou bastante feliz e já vamos pensar no próximo ano, quando teremos Copa América e o Parapan em Lima”, disse Ricardinho, que completa 30 anos neste sábado (15).

O jogador de futebol de 5, para cegos, Ricardo Alves concorreu ao título de “Atleta do mês” de junho pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), após ter sido o artilheiro do do Campeonato Mundial da modalidade na Espanha, em junho, com 10 gols.

Mais em Paralimpíada Todo Dia