Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

1º Festival Tubarão Paralímpico de natação homenageia Clodoaldo

O nome da competição é uma homenagem ao atleta Clodoaldo Silva, também conhecido como Tubarão Paralímpico, um dos grandes do paradesporto nacional.

Reprodução/CPB

No próximo sábado, 1, o Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, receberá a primeira etapa do Festival Tubarão Paralímpico, que contará com 310 participantes de diferentes deficiências (física, visual ou intelectual) e idades. O nome da competição é uma homenagem ao atleta Clodoaldo Silva, também conhecido como Tubarão Paralímpico, um dos grandes do paradesporto nacional. Clodoaldo estará presente no festival para a entrega das medalhas.

“Para mim é uma honra ter uma competição com meu codinome. No entanto, o mais importante é saber que diferentes faixas de idade estarão lá nadando. O esporte é uma ferramenta de inclusão indiscutível. Ele tem uma função na formação do caráter e cidadania de crianças e jovens, além de proporcionar maior qualidade vida para eles. Fico muito feliz do Festival atender todas as idades. A atenção aos adultos e idosos com deficiência é essencial para a socialização e bem-estar dessas pessoas. A criação do Festival vai ao encontro das minhas atividades atuais. Estou muito feliz”, afirma Clodoaldo Silva.

As provas serão disputadas nos quatro estilos (crawl, peito, costas e borboleta), nas distâncias de 25 e 50 metros. Esta será a primeira vez do festival. Ainda serão realizados festivais em outras capitais, dia 08 de junho em Brasília, dia 15 de junho em Curitiba e 22 de junho em Natal.

“O Festival Tubarão Paralímpico terá pessoas de 8 a 76 anos. É um evento inclusivo e em que, ao mesmo tempo, planejamos fomentar o pessoal novo. Tem bastante gente inscrita que nunca participou de um evento oficial do CPB, então alguns é o primeiro contato que tem com uma competição”, contou Fabiano Quirino, técnico da equipe de natação.

A organização do Festival Tubarão Paralímpico contará com os estudantes de Educação Física do Senac. Ele terá início às 7h30, com um aquecimento e apresentação com uma prancha ou macarrão, seguido dos outros nados previstos.

“Chegou a hora de fazer o meu dever fora da piscina e ele, me parece, que está sendo bem movimentado também. Se sou um ídolo das pessoas com e sem deficiência a intenção é aproveitar isso da melhor forma pela sociedade. Sei que tenho um caminho grande, mas tenho consciência de que a direção é essa”, ressaltou Clodoaldo.

Mais em Paralimpíada Todo Dia