Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Uberlândia recebe 3ª fase regional de Atletismo e Natação

Disputas acontecerão nos dias 30 e 31 de março e contarão com a participação de mais de 400 atletas vindos de sete estados e do Distrito Federal

Daniel Zappe/CPB/MPIX

O Circuito Brasil Caixa de Atletismo e Natação fará na próxima semana sua terceira parada, desta vez em Uberlândia, Minas Gerais. A cidade mineira receberá a fase regional Centro-Leste nos dias 30 e 31 de março. A competição contará com a participação de 408 atletas, sendo 286 do atletismo e 122 da natação, do Distrito Federal e de sete estados: Acre, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Os atletas buscarão o índice mínimo estabelecido pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para disputar as fases nacionais. Alguns já possuem vaga nas fases nacionais, mas participarão da regional Centro-Leste para entrar em ritmo de competição. É o caso de Ruan Souza, nadador da classe S10, medalhista de bronze nos Jogos do Rio no revezamento 4x100m medley masculino 34 pontos.

“Nadarei o regional para entrar em clima de competição, para me preparar para o Open, meu principal evento neste primeiro semestre. Pelo fato de o Regional ser aqui em Uberlândia, isso me possibilitou participar e poder fazer uma preparação melhor neste início de temporada”, disse o atleta de 27 anos, que tem um encurtamento na perna esquerda em decorrência de um acidente automobilístico.

Ruan, paulista de Taubaté e radicado em Uberlândia, nadará na piscina em que treina, no Praia Clube Uberlândia. A ideia é estar no auge da forma de 25 a 27 de abril, quando disputará o Open Internacional, no CT Paralímpico, em São Paulo. Na ocasião ele buscará os índices para o Mundial de Natação e os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru.

Já as disputas do atletismo no Regional Centro-Leste acontecerão no SESI Gravatás. As provas de campo contarão com a presença de Izabela Campos, medalhista de bronze no lançamento de disco F11 nos Jogos do Rio 2016. Mauro Evaristo de Sousa (F42) e Paulo Flaviano (T38) que integraram a equipe brasileira nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 também marcarão presença na competição na cidade mineira.

Este será o terceiro estágio do Circuito 2019, cuja abertura aconteceu em São Paulo, nos dias 23 e 24 de fevereiro. A segunda fase ocorreu em João Pessoa, Paraíba, de 14 a 17 de março. Haverá ainda a fase regional Rio-Sul, em Curitiba (PR), de 12 a 14 de abril. Competidores de atletismo e natação que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do CPB garantem participação nas etapas nacionais, em São Paulo. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, e reúne os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico.

Mais em Paralimpíada Todo Dia