Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

 

Schaus lidera e avança à final da Copa do Mundo de paraescalada na Áustria



Ao lado de Marina Dias, paratleta garante o Brasil nas disputas por medalhas na Áustria; finais acontecem nesta terça-feira (16).



Eduardo Schaus Paraescalada
Foto: Jan Virt/World Climbing

Os brasileiros iniciaram sua participação na etapa de Innsbruck da Copa do Mundo de paraescalada. Na qualificatória disputada nesta segunda-feira (15), os escaladores do país testaram suas técnicas nas duas vias obrigatórias na Áustria. O grande destaque do dia ficou por conta de Eduardo Schaus e Marina Dias, que conquistaram vagas para as finais de suas respectivas classes.

+ SIGA O OTD NO WHATSAPPYOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Eduardo Schaus atinge o topo e avança em primeiro 

Eduardo Schaus brilhou na classe AU2 masculina. Schaus sobrou na fase qualificatória e carimbou o passaporte para a decisão na liderança isolada da chave, somando uma pontuação de 2.45.

O brasileiro logo em sua primeira entrada na parede conseguiu atingir o topo da estrutura. Na segunda via, Eduardo manteve a regularidade e alcançou a marca de 45. Na decisão, a disputa será contra o francês Anthony Guillen, o belga Kevin Bartke, o norueguês Isak Ripman, o norte-americano Brian Zarzuela e o britânico Matthew Phillips.

Marina Dias vai à final no RP3

Pela classe RP3 feminina, Marina Dias também carimbou seu lugar no bloco decisivo. A brasileira garantiu a classificação na terceira posição geral, registrando a marca de 2.12 pontos.

Marina demonstrou consistência ao longo do dia, alcançando a marca de 44+ na primeira via e melhorando o seu rendimento na segunda rodada ao atingir 46+. Agora, ela disputará ao lado da alemã Laura Nesciobelli, da norte-americana Nat Vorel e da eslovena Pia Purkart. 

Brasileiros param nas eliminatórias

Os demais integrantes da delegação nacional não conseguiram avançar ao bloco dos finalistas. Na classe B2 feminina, Lívia Flor Pereira encerrou sua participação na 10ª colocação geral com 10.72 pontos (28 na primeira via e 38 na segunda), ficando fora do grupo das quatro classificadas.

Pela categoria AU3 masculina, Leonardo Sofka se despediu na 10ª posição ao registrar a pontuação final de 8.87, tendo alcançado 37+ e 33 em suas tentativas. Fechando o dia, Lucas D´Elly disputou a classe RP2 masculina e fechou em 11º lugar com 11.83 pontos (21 na primeira via e 20 na segunda), terminando fora da linha de corte dos seis atletas que avançaram de fase.

Jornalista em formação apaixonado por esportes. Movido pela análise e pelas histórias por trás dos placares. Porto Alegre, RS

Mais em Paralimpíada Todo Dia