A seleção de natação paralímpica do Brasil disputará com dez atletas a etapa de Lignano Sabbiadoro, na Itália, do World Series. A competição que começa nesta quinta-feira (13) e se estende até domingo (16). Carol Santiago, Gabriel Bandeira e Wendell Belarmino são os destaques da delegação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Carol Santiago, da classe S12, disputa a primeira competição internacional no ano após se tornar a brasileira com mais medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos. Em Paris 2024, atingiu a marca de seis ouros, além de três pratas e um bronze, na história da competição. Gabriel Bandeira, da S14, tem sete medalhas em Jogos, um ouro, três pratas e três bronzes, e Wendell Belarmino, da S11, foi campeão paralímpico em Tóquio 2020.
- Como foi o último dia de Campeonato Brasileiro Interclubes de Atletismo Sub-16
- Após zebra, Brasil leva bronze no sula e última vaga para Mundial Sub-19
- Yaras são vice do Sul-Americano de rugby sevens; Tupis ficam em quinto
- Corinthians vence Regatas Corrientes na Liga Sul-Americana de Basquete e torce por resultado
- Brasil é ouro feminino e prata masculina no florete por equipes em Lima
Campeão em 2023
Em 2023, o Brasil foi campeão do World Series de natação paralímpica. A equipe nacional terminou o ano com 16.085 pontos, contra 15.691 da Grã-Bretanha e 15.576 da Itália. As provas do circuito são multiclasses, ou seja, nadadores com diferentes tipos de deficiência nadam na mesma série, sendo que as classificações às finais e as medalhas serão definidas por meio do Índice Técnico da Competição (ITC).
Brasil na etapa de Lignano Sabbiadoro do World Series
Beatriz Carneiro
Cecilia Araújo
Debora Carneiro
Gabriel Bandeira
Guilherme Batista Silva
Leticia Mulling
Lídia Vieira da Cruz
Lucilene Sousa
Carol Santiago
Wendell Belarmino