Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Com novatos, Brasil recebe Copa América de basquete em CR

CT Paralímpico recebe Copa América de basquete em cadeira de rodas a partir desta quarta-feira (13)

Basquete em Cadeira de Rodas Copa América
Seleções brasileiras de basquete em cadeira de rodas, juntas (Foto: Vinicius Bacelar/CPB)

O Centro de Treinamento Paralímpico, na zona sul de São Paulo, vai receber a Copa América de basquete em cadeira de rodas, entre os dias 13 e 18 de julho. O Brasil será representado por suas seleções masculina e feminina. Além das equipes brasileiras, outros sete times femininos e seis masculinos vão participar do torneio. 

+ Seleções de base de natação treinam no CT Paralímpico

A competição vale vagas para o Mundial da modalidade em Dubai, marcado para o final do ano. Para se classificar ao principal torneio de basquete em cadeira de rodas da temporada, a técnica Ana Cardoso, da seleção brasileira masculina, apostou em uma mescla entre atletas experientes e jovens. Um dos novatos é o paranaense Sergio Rosário Júnior, 18, que fará a sua estreia pela equipe principal. 

No último mês de março, Sergio compôs a seleção brasileira sub-23 que foi vice-campeã em um torneio qualificatório, disputado no México, posição que a garantiu no Mundial da categoria, na Tailândia, ainda sem data definida. 

Experiência da base

Para o jogador, a experiência na seleção de base será decisiva em seu desempenho na Copa América com o time principal. “No sub-23, tivemos uma semana intensa de trabalho, assim como está acontecendo agora, aqui no CT, com a equipe adulta. Tanto na base como na Seleção principal, os atletas são unidos e se ajudam muito”, disse o jovem, que continuou: “As outras seleções também trouxeram atletas do Sub-23 para a Copa América. Então, eu já conheço alguns adversários e posso passar algumas informações à técnica Ana e aos meus companheiros”. 

Brasil é vice-campeão de Qualificatório e se classifica para o Mundial de basquete em cadeira de rodas sub-23
Brasil é vice-campeão de Qualificatório e se classifica para o Mundial de basquete em cadeira de rodas sub-23 (Foto: Divulgação)

Sergio nasceu em Curitiba, mas mora em São Paulo desde os seis anos de idade, época em que já começou a se interessar pelo basquete em CR. “Sempre fui um apaixonado por esportes. Conheci a ADD Magic Wheels/SP [clube que defende até hoje] e não parei mais”, afirmou o atleta, que tem  mielomeningocele, uma má formação na medula nervosa. 

Agora, na seleção brasileira principal, Sergio afirmou que disputar a Copa América em casa é um misto de felicidade e responsabilidade. “Tenho certeza de que o Brasil pode ser protagonista no torneio e brigar pelas primeiras posições, ainda mais com a torcida ao nosso lado”, finalizou. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A seleção brasileira masculina estreia nesta quarta-feira, 13, diante do Canadá, às 19h. O jogo será aberto ao público, com entrada gratuita. 

Calendário de jogos do Brasil na Copa América:

Masculino
Quarta, 13 de julho

19h – Brasil X Canadá
Quinta, 14 de julho

15h  Argentina x Brasil

Feminino
Quarta, 13 de julho
15h   Brasil x Bolívia

Quinta, 14 de julho
17h   Guatemala x Brasil
Sexta, 15 de julho

15h  Brasil x Canadá

Mais em Paralimpíada Todo Dia