Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Petrúcio Ferreira quebra recorde mundial nos 200 m

De novo! Depois de quebrar o recorde nos 100 m, Petrúcio Ferreira faz nova marca nos 200 m

Petrúcio ferreira recorde mundial Dia do Atleta Paralímpico
Petrúcio ri após vencer prova no CT Paralímpico | Foto: Marcello Zambrana/CPB

Depois de estabelecer uma nova marca nos 100 m na classe T47 (para atletas com deficiência nos membros superiores) nesta quinta-feira, 31, o velocista paraibano Petrúcio Ferreira, 25, bateu outro recorde mundial durante o Desafio de atletismo CPB/CBAt nesta sexta-feira, 1º de abril. Na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o atleta percorreu os 200 m em 20s83, superando a sua própria marca de 21s17, estabelecida em Berlim, na Alemanha, em julho de 2018.

O Desafio de atletismo CPB/CBAt é composto por provas de pista e campo, com disputas entre atletas com e sem deficiências. Assim como ocorreu nos 100 m, Petrúcio, do Pinheiros/SP, chegou em primeiro lugar e superou esportistas olímpicos, como Rodrigo Nascimento e Derick Souza, campeões mundiais no revezamento 4 x 100 m, em maio de 2019, em Yokohama, no Japão. Rodrigo terminou a disputa nesta sexta em 21s01, enquanto Derick fez em 21s02. Eles ficaram em 4º e 5º lugares, respectivamente. O atleta sem deficiência que chegou mais próximo do tempo de Petrúcio Ferrira foi Lucas Carvalho, também do Pinheiros, que completou a disputa em 20s87.

“Estou muito feliz com esse início de temporada. Consegui fazer mais uma boa prova e um bom resultado. Quebrei mais um recorde mundial, agora nos 200 m, que já era meu também. É uma sensação maravilhosa”, disse Petrúcio, que, aos dois anos de idade, perdeu parte do braço esquerdo em um acidente com uma máquina de moer capim.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A prova dos 200 m da classe T47 não está no programa dos Mundiais de atletismo e nem dos Jogos Paralímpicos. Apesar disso, o paraibano afirmou que foi gratificante participar desta disputa no CT. “Eu me sinto em casa aqui. É bom relembrar os 200 m, mesmo sabendo que a prova não está nas principais competições. Cada campeonato, para mim, é como se fosse o primeiro. É a mesma ansiedade e o mesmo nervosíssimo. Eu gosto muito de correr os 200 m e estou torcendo para que a prova volte ao Mundial e aos Jogos Paralímpicos. É uma disputa prazerosa”, concluiu o velocista Petrúcio Ferreira.

Mistura legal

O Desafio CPB/CBAt termina neste sábado, 2 de abril. O evento tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas paralímpicos e olímpicos do país. Dirigidas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e pela Confederação Brasileira de Atletismo, as competições serão divididas em sete etapas durante todo o ano de 2022.

Além de receber a primeira nesta semana, o CT Paralímpico também sediará em 21 de maio, em dezembro e uma terceira etapa, ainda sem data marcada. As outras ocorrerão em Fortaleza (setembro), Brasília (outubro) e Porto Alegre (novembro).

Assim como Petrúcio, outros medalhistas nos Jogos de Tóquio participaram ou vão participar do evento até amanhã, como Alessandro Silva, Beth Gomes, Raíssa Machado, Julyana Silva, Vinícius Rodrigues, Thiago Paulino, Jerusa Geber, Washington Júnior, Mateus Evangelista, Thomaz Moraes, Ricardo Mendonça, entre outros.

Mais em Paralimpíada Todo Dia