Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Cerimônia abre Campeonato Regional das Américas de bocha

Além do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México e Peru estarão nas disputas, que vão de quarta até segunda

Campeonato Regional das Américas de bocha Centro de Treinamento Paralímpico
Mizael Conrado, presidente do CPB, fala para os atletas que disputarão o torneio (Ale Cabral/CPB)

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, foi sede na noite desta terça-feira (7) da cerimônia de abertura do Campeonato Regional das Américas de bocha 2021. Ao todo,12 delegações vão disputar o torneio a partir desta quarta-feira (8) no próprio local. Além do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México e Peru estarão nas disputas.

O Campeonato Regional das Américas de bocha será disputado por 72 atletas. As competições individuais começam primeiro e vão até sábado (11). No domingo (12) e na segunda (13) acontecerão as competições por pares e equipes. O Brasil será representado por 10 atletas, sendo nove que estiveram nos Jogos de Tóquio: José Carlos Chagas (BC1), Andreza Vitória (BC1), Maciel Santos (BC2), Natali de Faria (BC2), Mateus Carvalho (BC3), Evelyn de Oliveira (BC3), Evani Calado (BC3), Eliseu dos Santos (BC4) e Ercileide Laurinda da Silva (BC4). A novidade será a estreia do jovem Iuri Tauan Saraiva da Silva (BC2), de 18 anos. “Estou muito feliz com a oportunidade de representar o país e estar ao lado de atletas que admiro”, destacou.

Maciel Santos bocha bronze jogos Paralímpicos
Maciel Santos nos Jogos de Tóquio (Mikihito Matsui/CPB)

A competição contará com separação de gênero, algo inédito em torneios disputados pela seleção brasileira da modalidade. Será a segunda vez que o CT Paralímpico sedia a principal competição de bocha das Américas. A primeira foi em 2019. “Eu nunca perdi uma competição que aconteceu no CT. Desde que foi inaugurado, em 2016, eu nunca perdi aqui. O CT é a nossa casa. Sem dúvida nenhuma, é uma esperança de muitas medalhas”, declarou Maciel Santos, medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio 2020 e que está em busca do tetracampeonato das Américas.

Casa paralímpica

“É uma grande alegria receber uma competição internacional de bocha aqui na nossa casa paralímpica. É uma modalidade que oportuniza a todos os atletas irem além dos seus limites, independentemente de suas limitações. A bocha das Américas tende a crescer ainda mais nos Jogos Paralímpicos de Paris”, afirmou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico no futebol de 5 e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMFACEBOOK E TIKTOK

Arthur Cruz, presidente da Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE), acrescenrou ser um prazer sediar o Campeonato Regional das Américas de bocha. “Ficamos um ano e meio sem a competição por causa da pandemia. Vale ressaltar que o Regional irá classificar atletas diretamente para o Mundial, a ser realizado no Rio de Janeiro, em 2022”, disse. Marcela Ramon, da Federação Internacional de Bocha (BISFed), completou. “Com toda a certeza, é um dia muito feliz para mim e para toda a família da bocha, pois é um reencontro nosso. Espero que todos desfrutem dos jogos.”

Mais em Paralimpíada Todo Dia