Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Daniel Dias será o porta-bandeira do Brasil no encerramento dos Jogos de Tóquio

Daniel Dias será o porta-bandeira e representará o Brasil no encerramento da Paralimpíada de Tóquio

(Rogério Capela / CPB)

O multimedalhista paralímpico Daniel Dias será o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento da Paralimpíada de Tóquio 2020. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (3), urante a coletiva de imprensa do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) Mizael Conrado. A festa que encerra a competição acontece no próximo domingo (5), no Estádio Olímpico de Tóquio.

“O porta-bandeira do Brasil, como não poderia deixar de ser, é uma homenagem ao maior de toda a história, o maior atleta da natação paralímpica mundial. O porta-bandeira que conduzirá o pavilhão brasileiro será o Daniel Dias”,  avisou Mizael Conrado. 

+GUIA DOS JOGOS PARALÍMPICOS

Daniel Dias será o porta-bandeira do Brasil no encerramento dos Jogos de Tóquio Paralimpíada
Daniel Dias conquistou três medalhas no Japão, encerrando a carreira com 27 pódios (Rogério Capela / CPB)

Dono de 27 medalhas paralímpicas, sendo três delas conquistadas na Paralimpíada de Tóquio, Daniel Dias decidiu por encerrar a carreira após a competição na capital japonesa. O nadador participou da última prova de sua carreira na última quarta-feira (1º) nos 50m livre, e ficou em quarto lugar.

+ Daniel Dias se despede resgatando alegria de nadar: ‘Missão cumprida’

Durante a competição em Tóquio, Daniel faturou três medalhas de bronze, nos 200m livre, 100m livre e revezamento 4x50m livre misto 20 pontos. Ao final de 13 anos de participações paralímpicas, Daniel Dias somou 14 ouros, sete pratas e seis bronzes. Ele é disparado o atleta mais vencedor do Brasil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Esta será a terceira vez que Daniel Dias levará a bandeira brasileira pelo estádio olímpico durante uma das cerimônias em Jogos Paralímpicos. O nadador foi o porta-bandeira no encerramento dos Jogos de Pequim 2008 e na abertura dos Jogos de Londres 2012. 

História

Daniel nasceu com má-formação congênita dos membros superiores e na perna direita. Descobriu o paradesporto ao assistir pela TV ao nadador Clodoaldo Silva em uma das provas dos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004. Daniel é o maior nadador paralímpico do mundo no número de láureas, 28 ao todo, sendo 14 de ouro.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Fora das piscinas, o agora ex-nadador já exerce algumas funções administrativas. Em 2014, fundou o Instituto Daniel Dias com o intuito de oferecer treinamentos de natação paralímpica às pessoas com deficiência da cidade de Bragança Paulista e região. 

Além disso, atua como membro do Conselho Nacional de Atletas e da Assembleia Geral do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Mais em Paralimpíada Todo Dia