Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seis torneios que ainda valem vaga para Tóquio 2020

Cerca de 230 atletas deverão compor a delegação do Brasil em Tóquio, mas alguns atletas ainda precisam garantir suas vagas

Delegação Paralímpica Brasileira - Paralimpíadas Tóquio
(Foto: Fotocom/CPB)

Faltam exatamente seis meses para as Paralimpíadas de Tóquio nesta terça-feira (25). Apesar do curto tempo para a abertura da competição na capital japonesa, ainda restam muitas vagas em disputa nas 23 modalidades paralímpicas.

Cerca de 230 atletas devem compor a delegação brasileira no Japão. Mas, para isso, eles precisam garantir a sua presença seja pelo ranking, seja pelas vagas via os torneios classificatórios.

Por isso, confira seis grandes competições que vão acontecer nos próximos meses e que os brasileiros poderão alcançar a tão sonhada vaga olímpica:

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Open Internacional de Atletismo e Natação

O Open Internacional de Atletismo e Natação será realizado de 21 a 28 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. As disputas fazem parte do Grand Prix de atletismo e do World Series de natação, que são circuitos organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).

Além disso, é uma das competições chanceladas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para obtenção do índice mínimo para os Jogos de Tóquio, em agosto. Na natação, serão 181 atletas de 24 países que disputarão as vagas para Tóquio. Entre os brasileiros, Phelipe Rodrigues (classe S10), Ruiter Silva (S9) e Joana Neves (S5) são alguns que têm chance de classificação.

Já no atletismo, serão 352 competidores de 30 países, com os brasileiros Felipe Gomes (T11) e Mateus Evangelista (T37), além de Raíssa Rocha (da classe F56 do lançamento de dardo), entre os que buscam um lugar nos Jogos do Japão.

Grand Prix de Judô

No judô, é o ranking mundial que define os participantes dos Jogos. Por isso, as duas etapas do Grand Prix da modalidade, uma na Inglaterra, entre 9 e 12 de abril, e outra no Azerbaijão, entre 11 e 12 de maio, são as grandes chances para os judocas brasileiros garantirem uma vaga em Tóquio.

Em 2020, aconteceu somente uma competição oficial no ano (Pan em Montreal, no Canadá, em janeiro). Dos 12 atletas do Brasil que competiram, nove subiram ao pódio e cinco ganharam o ouro. Para as Paralimpíadas, o país já tem sete vagas encaminhadas, mas Thiego Marques (até 60 kg), Luan Pimentel (até 73 kg), Giulia Pereira (até 48 kg) e Karla Cardoso (até 52 kg) também ainda brigam por vagas.

Copa do Mundo de Halterofilismo

A competição será a última oportunidade para obtenção de marca no Ranking Qualificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Acontecerá entre os dias 14 e 20 de abril, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Nesta oportunidade, oito atletas do Brasil vão competir em busca de melhorarem suas marcas e se manterem dentro do ranking de Qualificação para Tóquio.

Qualificatório Mundial de Canoagem

Entre os dias 21 e 24 de maio, em Duisburg, na Alemanha, acontecerá o Qualificatório Mundial de Canoagem, competição que o Brasil pretende aumentar a quantidade de vagas já asseguradas para as Paralimpíadas com Fernando Rufino, Luís Carlos Cardoso e Debora Raiza Ribeiro, pela classe KL2, e Caio Ribeiro, pela KL3. Porém, vão participar do classificatório somente os atletas que conseguirem índice na Copa Brasil de Canoagem, que ocorre entre os dias 13 e 14 de março, em São Paulo.

Copa do Mundo de Tiro Esportivo

A competição, que vai acontecer entre os dias 25 e 30 de maio, em Lima, no Peru, também é considerada a última oportunidade qualificatória da modalidade para os Jogos Paralímpicos. Isso porque, no tiro Esportivo, o sistema de qualificação para as Paralimpíadas é baseado na vaga direta. Nesta competição, três atletas do Brasil vão participar das disputas. No entanto, apenas dois deles vão precisar do bom desempenho para assegurar seus lugares em Tóquio, já que o paulista Alexandre Galgani já tem vaga garantida pela classe SH2 (que utiliza de apoio para a arma).

Pan-Americano de Parataekwondo

Competição mais importante para os atletas brasileiros desta modalidade conquistarem uma vaga para o Japão, já que vale 40 pontos para o ranking mundial. Acontecerá no dia 11 de junho, em Heredia (San José), na Costa Rica. A delegação brasileira deve contar com oito atletas entre todas as categorias de peso. Assim como na Paralimpíada, no evento classificatório são disputadas apenas as categorias paralímpicas das classes K44 e K43, de forma agregada. O Brasil vai em busca de, ao menos, mais três vagas.

Mais em Paralimpíada Todo Dia