Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Deficientes visuais são trunfo do Brasil no Mundial de Dubai

Quase 40% dos 43 atletas que representarão o Brasil no Dubai Club for People of Determination estão nessa classe

Lucas Prado vai ao Mundial Paralímpico de Atletismo
arquivo

A seleção brasileira contará com 17 deficientes visuais em sua delegação de 43 atletas no Campeonato Mundial Paralímpico de Atletismo que começa na próxima quinta-feira (7).

“A parcela dos deficientes visuais nos Jogos Paralímpicos e Mundiais sempre foi muito forte. Muitas vezes foram quase a maioria, ou pelo menos a metade. A expectativa para eles é muito boa. Todos têm chance de pódio. Alguns só não foram convocados porque só tínhamos 40 vagas”, comenta Amaury Veríssimo, técnico-chefe da modalidade.

A nona edição do Mundial Paralímpico de Atletismo será realizada no Dubai Club for People of Determination, no emirado de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e se estende até o dia 15 de novembro.

Daniel Mendes

Daniel Mendes é o atual recordista mundial dos 400m na classe T11. O capixaba perdeu a visão após ser atingido no rosto por duas placas de granito de 700kg cada, na marmoraria onde trabalhava.

“No Brasil, o paradesporto é muito forte e na categoria de deficientes visuais já é assim há vários anos. Tanto em outros esportes como futebol, goalball e principalmente, no atletismo. A participação neste mundial em especifico é de bastante expoente. Estamos com uma equipe muito forte. Há vários atletas novos que surgiram e estão se destacando a nível mundial, outros atletas com um pouco mais de bagagem também estão numa performance muito boa, então a expectativa é muito boa”, afirmou o atleta, que vai para a sua quinta participação em um Mundial Paralímpico de Atletismo.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Turma de Lima

Em agosto, 60 competidores do atletismo participaram dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, em que conquistaram 82 medalhas, sendo 33 de ouro, 26 de prata e 23 de bronze. Estarão em Dubai 36 dos atletas brasileiros que estiveram no Peru. No Parapan, os deficientes visuais subiram ao pódio 33 vezes. Foram doze ouros, onze pratas e dez bronzes.

Destacam-se o mato-grossense Lucas Prado, a acreana Jerusa Geber e o paulista Alessandro Silva. Lucas conquistou o ouro nos 100m T11, Jerusa trouxe dois ouros, nos 100m e nos 200m T11 e Alessandro, no campo, levou ouro no lançamento de disco e arremesso de peso, na classe F11.

A última edição do Mundial Paralímpico de Atletismo foi realizada em julho de 2017, em Londres. Nesta competição, o Brasil ficou no 9º lugar do quadro geral de medalhas. A equipe nacional foi composta por 25 atletas e conquistou 21 medalhas, sendo oito de ouro, sete de prata e seis de bronze.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia