Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Congresso Paradesportivo Internacional tem recorde de inscritos

É a primeira vez que o Centro Paralímpico receberá o Congresso e já com recorde de participantes. A agenda de eventos vai até domingo

Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

Nesta quinta-feira (1) tem início a sexta edição do Congresso Paradesportivo Internacional, um dos maiores eventos sobre inovações científicas e tecnológicas no paradesporto, organizado pela Academia Paralímpica Brasileira (APB), braço educativo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

E já há recorde histórico de inscritos, pois o evento contará com mais de 1.700 pesquisadores, doutores, mestres e estudantes de Educação Física de oito países, 26 Estados nacionais e o Distrito Federal. Logo, o número de participantes é três vezes maior do que sua primeira edição, realizada em 2010.

Com o objetivo de promover troca de experiências, conhecimento e novidades no cenário do desporto paralímpico, os participantes do Congresso, portanto, terão mais de 29 atrações durante seus quatro dias de realização.

As atividades estão divididas entre minicursos, mesas redondas, bate-papo com especialistas e conferências, além de 235 projetos científicos inscritos. Para comparação, portanto, o número de projetos é 64% maior do que na última edição, quando 151 foram apresentados em Belo Horizonte em 2016.

Grandes nomes mundiais do paradesporto estão na programação

Além disso, o Congresso também contará com a participação de três grandes nomes do esporte, neurociência e tecnologia esportiva na sua programação.

O professor americano Rory A. Cooper, ex-atleta paralímpico, medalha de bronze no revezamento 4x400m nos Jogos Paralímpicos de Seul 1988 e fundador do laboratório de pesquisa em engenharia humana na Universidade de Pittsburgh, doutor Edgar Morya, coordenador de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) do Instituto Santos Dumont (ISD), referência em neuroreabilitação, neurociência, neuroengenharia, neurofisiologia, eletrofisiologia, controle motor, psicofísica e acoplamento sensório-motor, e o professor Hadi Rezaei – ex-atleta e atual técnico de vôlei sentado da seleção do Irã com seis medalhas de ouro paralímpicas (três em cada função).

“Reunimos uma equipe altamente bem preparada para levar ao público o melhor conteúdo, os mais edificantes debates e as mais produtivas apresentações, para termos mais uma prova inconteste de que educação e esporte trilham caminhos indissociáveis e que tudo isso seja propagado pelo país para o fomento do desporto para pessoas com deficiência. Esperamos que tire o melhor proveito desta edição do VI Congresso Paradesportivo Internacional”, disse Mizael Conrado, presidente do CPB, que fará uma das conferências previstas para o sábado (3).

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia