Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

A quase dois anos dos Jogos, Santiago-2023 revela seu mascote oficial

A pouco mais de dois anos do Pan e Parapan de Santiago-2023, organização revela o pássaro Fiu como seu mascote

Fiu é o mascote dos Jogos Pan-Americanos e Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023
(Divulgação)

Para marcar a contagem regressiva de pouco mais de dois anos para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago-2023, a organização revelou, neste sábado (16), qual será seu mascote oficial. E o vencedor da votação popular foi Fiu, um pássaro de sete cores (Tachuris rubrigastra), nativo da área centro-oeste da América do Sul e comumente encontrado nos pântanos do Chile.

As cores do Fiu representam a diversidade do ser humano e principalmente dos atletas. Suas cores significam força, perseverança, respeito, determinação, honestidade, companheirismo e paixão. “Um pássaro de sete cores, alegre, apaixonado pelo meio ambiente, amigo de todos os países e admirador de todos os atletas. Ser pequeno não é uma dificuldade para dar o meu melhor. Tenho um grande desafio: receber todos nos Jogos de Santiago-2023 e o farei disfrutando cada momento com vocês”, disse o vídeo de apresentação do mascote.

(Divulgação)

Além de Fiu, entre os finalistas estavam: Pewu (pinhão de uma árvore ancestral chamada Araucaria), Chitama (lagarto corredor do Atacama), Juanchi (pinguim) e Santi (um puma alado da montanha). A escolha do mascote foi feita através de voto popular pela internet. A votação atingiu, então, 46 mil participação, superando o recorde que pertencia à votação do mascote dos Jogos de Lima-2019.

+Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima são eliminadas na estreia em Hossegor

A revelação foi feita em um evento na Praça Centenária do Parque Metropolitano da capital chilena, com a presença de vários atletas. Além disso, foram realizadas também ativações esportivas lideradas pelo Instituto Nacional do Esporte e oficinas recreativas para educar e divertir jovens e idosos, conectando a sustentabilidade e o esporte de alto rendimento à comunidade.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Por fim, os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 acontecerão de 20 de outubro a 5 de novembro. Já os Jogos Parapan-Americanos estão marcado para ocorrer de 17 a 26 de novembro de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia