Siga o OTD

OTD Cultural

Cinco dicas de filmes e séries para assistir no esquenta da NFL

Na 6ª edição do OTD Cultural no Youtube, aproveitamos para indicar algumas das muitas obras sobre futebol americano para você ir se esquentando para essa temporada recheada de jogos

A pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente as nossas rotinas. Para evitar a propagação do vírus e ajudar no isolamento social, criamos, em março, o OTD Cultural, com indicações de livros, documentários e filmes esportivos para você aproveitar nessa quarentena.

O quadro virou semanal e agora está em vídeo. Na semana passada, listamos 5 filmes, livros e documentários esportivos nacionais. Hoje, como sabemos que muitos fãs do esporte olímpico também gostam muito da bola oval e que a temporada da NFL terá o seu primeiro domingo recheado de jogos, resolvemos listar cinco Filmes e Séries para assistir no esquenta da NFL.

Clique no vídeo acima e assista em primeira mão o programa!

OTD Cultural no Youtube 6 –Cinco filmes e séries para assistir no esquenta da NFL

Na 5ª edição do OTD Cultural no Youtube, o Olimpíada Todo Dia lista cinco filmes e séries sobre a NFL para você que é fã de futebol americano e pretende fazer um esquenta para os jogos de domingo.

Os Cinco filmes e séries para assistir no esquenta da NFL são:

  • Um Sonho Possível
  • Ballers
  • Jerry Maguire
  • A grande Escolha
  • Um homem Entre Gigantes

UM SONHO POSSÍVEL

Cinco filmes e séries sobre a NFL: Um Sonho Possível

De 2009, Um sonho Possível conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron) um jovem negro, filho de uma mãe viciada em drogas e que não tinha onde morar.

Sendo atlético e tendo um grande talento esportivo, Oher é um dia avistado pela milionária família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Michael recebe de Liegh Anne um convite que iria mudar para sempre a sua vida e o levaria a entrar na NFL, principal liga dos Estados Unidos.

O filme esportivo dirigido por John Lee Hancock é baseado em uma história real. Michael Oher de fato chegou a NFL e atuou na linha ofensiva do Baltimore Ravens.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A história é bastante inspiradora e quebradora de preconceitos. A “caipira burra do interior” muitas vezes retratada como vilã em filmes de Hollywood por seu estereotipo, é aqui o grande destaque da trama. A convincente atuação de Sandra Bullock lhe rendeu o Oscar de melhor atriz em 2010. Foi a primeira estatueta da carreira da atriz famosa por interpretar a Miss Simpatia nas telonas.

O elenco de apoio também ajuda muito e o filme atrai risadas e lágrimas ao mesmo tempo. Foi indicado ao Oscar de melhor filme em 2010, mas acabou não vencendo.

BALLERS

A série da HBO é estrelada por Dwayne “The Rock” Johnson, uma das muitas personalidades que começaram no mundo do esporte e migraram para o entretenimento.

Muita gente não sabe, mas o ator nascido na Califórnia tem um extenso passado ligado ao esporte. The Rock já foi super astro do WWE, a luta livre, muito popular nos Estados Unidos. Além disso, Dwayne já foi em sua época de universitário, jogador defensivo de futebol americano da Universidade de Miami, por onde disputou algumas finais universitárias nos anos 1990.

Sua carreira no futebol americano não foi para frente devido ao número de lesões sofridas ao longo do tempo. Coincidentemente (ou não), The Rock interpreta em Ballers o personagem Spencer Stratmore, um ex-jogador de futebol americano, que teve a carreira encurtada pelo número de lesões e tenta dar continuidade à sua vida em Miami como empresário de atletas.

O mais interessante da série é que eles conseguiram junto à NFL os direitos de utilizar os nomes dos times e dos jogadores. Portanto, The Rock e o elenco atuam junto com as principais estrelas da liga, como o astro Odell Beckham Jr. Muitas personalidades esportivos de outros esportes aparecem também, como a tenista Caroline Wozniacki e o armador Stephen Curry.

JERRY MAGUIRE – A GRANDE VIRADA

Uma dos filmes românticos mais clássicos dos Estados Unidos, Jerry Maguire foi filmado em 1996 e estrela Tom Cruise e Renée Zelweger, dois consagrados atores de Hollywood.

A obra conta a história de Jerry Maguire, um agente de atletas que tem uma crise de consciência sobre o ramo esportivo e decide diminuir seu número de clientes, ficando com apenas um. A vida pessoal de Maguire também começa a se desintegrar quando ele fica dividido entre amor e dinheiro nesta metáfora sobre a necessidade de dinheiro e poder.

O filme foi inspirado no agente esportivo Leigh Steinberg, que atuou como consultor na produção. Foi um enorme sucesso de crítica, sendo indicado para sete Oscars em 1996, incluindo melhor filme, melhor diretor, melhor ator para Tom Cruise e melhor ator coadjuvante para Cuba Cooding Jr., único a sair com a estatueta. Foi o nono filme de maior bilheteria de 1996, arrecadando mais de 270 milhões de dólares.

A GRANDE ESCOLHA

Um filme bom para ser visto mais ou menos em abril, quando a temporada da NFL já acabou e os fãs vivem a expectativa do Draft, processo de escolha de jogadores provenientes do futebol americano universitário.

No filme, o Cleveland Browns está tendo uma péssima temporada, e o gerente do time, Sonny Weaver Jr. (Kevin Costner), está a ponto de ser demitido. No dia do Draft, Sonny tenta provar que é capaz de trazer os melhores nomes para a sua equipe.

Assim como em Ballers, a produção do filme conseguiu os direitos de imagem da NFL. Diversos jogadores e até o comissário Roger Godell aparecem.

Quem ainda está começando a assistir o esporte precisará pesquisar um pouco mais sobre o assunto ou estar acompanhado de alguém com mais experiência antes de ver A Grande Escolha, caso contrário o entendimento não será total.

No OTD Cultural em vídeo dessa semana, listamos Cinco Filmes e Séries para Assistir no Esquenta da primeira rodada da temporada da NFL

UM HOMEM ENTRE GIGANTES

O filme conta a história do Dr. Bennet Omalu, um neuropatologista forense que diagnostica um severo trauma cerebral em um jogador de futebol americano falecido e, investigando o assunto, descobre se tratar de um mal comum entre os profissionais do esporte. Determinado a reverter o quadro e expôr para o mundo a grave situação, ele trava uma guerra contra a NFL.

O doutor Omalu é interpretado por Will Smith, que apesar da boa atuação, não foi indicado ao Oscar de melhor ator em 2016. Isso gerou uma série de críticas à Academia e a um boicote por parte de Smith a cerimônia à época. Naquela ocasião, muitos atores americanos negros também boicotaram o Oscar em protesto contra a ausência de atores negros nas principais categorias, apesar de boas atuações.

No OTD Cultural em vídeo dessa semana, listamos Cinco Filmes e Séries para Assistir no Esquenta da primeira rodada da temporada da NFL

Mais em OTD Cultural