Siga o OTD

Os Olímpicos

França e Noruega brilham no Mundial de Biatlo

França e Noruega garantiram os títulos mundiais do revezamento, repetindo os bons desempenhos que tiveram nas provas individuais

A França, de Martin Foucarde (de óculos escuros no centro) levou o título no masculino (Reprodução)

As provas de revezamento no Mundial de Biatlo foram o perfeito reflexo das provas individuais.

No feminino, a Noruega ficou no ouro, mas não foi um início fácil. Synnøve Solemdal não abriu bem e entregou para Ingrid Tandrevold apenas na 9ª colocação a 40s da Itália, que abriu com Lisa Vittozzi. Aí veio Dorothea Wierer para as donas da casa, que atirou muito bem, e entregou para Federica Sanfilippo com quase 1min sobre a segunda colocada Polônia. Noruega estava agora em 5º a 1:11 das italianas.

Sanfilippo atirou bem deitada e seguiu na liderança, mas aí veio o desastre em pé. Precisou dos 3 tiros extras ainda assim ficou com 2 alvos sem acerto, precisando dar 2 voltas de penalidade, caindo para 4º, atrás de Polônia, Alemanha e Rússia. Tiril Eckhoff também precisou dar uma volta de penalidade e terminou o tiro em pé em 8º, mas foi se recuperando no esqui e entregou para Marte Olsbu Røiseland em 3º, 42s atrás das líderes polonesas. Aí veio a vez de Røiseland brilhar.

No tiro deitado foi perfeita enquanto Magdalena Gwizdon precisou de dois tiros extras, mas seguidas na liderança a apenas 7s da Noruega e da Suécia. Røiseland novamente foi perfeita no tiro em pé e saiu da linha de tiro em 1º já colocando 25s sobre a Ucrânia, enquanto a Polônia caía para 5º. Aí foi só fechar esquiando e ouro para a Noruega com 1:07:05.7. Prata Alemanha a 10.7 e bronze Ucrânia a 18.4.

A prova masculina começou bem disputada com a Erik Lesser entregando para a Alemanha em 1º, mas a apenas 0.6 de vantagem sobre a França, que abriu com Emilien Jacquelin. Vetje Christiansen abriu mal pra Noruega precisando dar uma volta de penalidade e entregando em 6º a quase 40s de diferença. Martin Fourcade entrou e foi pra liderança ao lado do alemão Philipp Horn, que já abriam mais de 1min sobre as outras equipes. Johannes Dale colocava a Noruega apenas em 11º.

Arnd Peiffer e Simon Desthieux seguiram isolados na frente, mas Tarjei Boe buscava a diferença é já subia para 3º ainda a 1min. Na última troca, o alemão abriu 12s sobre o francês. Só que no 1º tiro, Benedikt Doll precisou dos 3 tiros extras enquanto Quentin Fillon Maillet foi perfeito.

Na última sessão de tiros, o francês precisou de dois extras, mas Doll errou muito e foi pra volta de penalidade. A França abria 35s sobre a Alemanha e 40s sobre a Noruega, que fechou com Johannes Thingnes Boe. No quilômetro final, Boe buscou Doll e ainda abriu para pegar a prata a 21.5 da campeã França. Alemanha bronze.

Mais em Os Olímpicos