Siga o OTD

Olimpíada

Maria Lenk é homenageada em séries de medalhas

Séries exclusivas de medalhas homenageando Maria Lenk são lançadas

Maria Lenk
Maria Lenk é homenageada em séries em prata, bronze, bronze dourado e cupro (Divulgação / MDE)

Pioneira da natação brasileira e um dos nomes mais importantes do esporte do país, Maria Lenk é a terceira personalidade homenageada da classe 2022 da coleção ‘Grandes Ídolos do Esporte’, iniciativa da Memorabília do Esporte em parceria com a Casa da Moeda do Brasil.

Lenk, filha de imigrantes alemães, nasceu em São Paulo e tem uma trajetória marcada por feitos e recordes: foi a primeira mulher a disputar uma edição de Jogos Olímpicos (Los Angeles-1932) – também esteve em Berlim-1936 -, estabeleceu marcas internacionais e ingressou no International Swimming Hall of Fame (FINA/1988). Maria Lenk é a décima primeira ‘Lenda’ do esporte nacional retratada na coleção, que apresenta séries limitadas e exclusivas de medalhas em prata, bronze dourado, bronze e cuproníquel, já em pré-venda pelos sites do Clube da Medalha e da Memorabília do Esporte.

“Maria Lenk ficaria muito feliz com essa homenagem, em ser lembrada por sua trajetória, por seu pioneirismo e por fazer parte da história do esporte brasileiro. Esta é uma iniciativa que valoriza ídolos, pessoas que são referências do nosso país, motivo de orgulho dos brasileiros, e manter essa memória viva, mais do que importante, é necessário. Em nome de toda a família Lenk, e dos seus descendentes, agradeço à Memorabília do Esporte e à Casa da Moeda pela carinhosa homenagem prestada à minha tia”, afirmou Francisco Silva Júnior, sobrinho de Maria.

Em 2000, Lenk foi a Munique (Alemanha) para a disputa do Campeonato Mundial master (categoria 85-90) e voltou com cinco medalhas de ouro: 100m peito, 200m livre, 200m costas, 200m medley e 400m livre. A performance lhe rendeu o apelido de ‘Mark Spitz da Terceira Idade’, uma referência ao americano que havia conquistado sete ouros olímpicos na mesma cidade. Maria Lenk faleceu em abril de 2007. Meses antes, em janeiro daquele ano, recebeu Em homenagem da prefeitura do Rio de Janeiro, com o Parque Aquático dos Jogos Pan-Americanos 2007 sendo batizado com seu nome. Em 2015, entrou para a lista ’10 Grandes Mulheres Que Marcaram a História do Rio’.

Homenageados

A classe de 2022, que já prestou tributos a Adhemar Ferreira da Silva, ‘Magic’ Paula e, agora, Maria Lenk, também vai trazer nomes como Arthur Zanetti (campeão olímpico / ginástica artística), Maurren Maggi (campeã olímpica / atletismo) e Giovane Gávio (bicampeão olímpico / vôlei). Todas as séries possuem medalhas em prata, bronze dourado, bronze e cuproníquel. A coleção ‘Grandes Ídolos do Esporte’ já homenageou em 2021: Robert Scheidt, Maria Esther Bueno, Rodrigo Pessoa, Jackie Silva / Sandra Pires, Daniel Dias, Hortência, Cesar Cielo e Daiane dos Santos.

Produzidas pela Casa da Moeda do Brasil e cunhadas com acabamento especial ‘proof’, as medalhas de prata (+ 31g), bronze dourado (+ 24g) e bronze (+ 24g) possuem diâmetro de 40mm, enquanto a linha de cuproníquel tem 30mm. As séries de 40mm possuem fundo espelhado, com tiragens limitadas e numeradas, e certificados de autenticidade da CMB, além do estojo da peça. As unidades em cuproníquel são comercializadas acompanhadas de um cartão exclusivo da coleção.

Maria Lenk
Maria Lenk é homenageada em séries em prata, bronze, bronze dourado e cupro (Divulgação / MDE)

Casa da Moeda do Brasil e Memorabília do Esporte se uniram com o objetivo de resgatar memórias e exaltar trajetórias de ícones da história. A coleção ‘Grandes Ídolos do Esporte’ terá novos nomes ano a ano, exaltando feitos e efemérides, prestando tributos aos maiores nomes do esporte brasileiro.

Mais informações aqui.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Maria Lenk

  • Recordista mundial de 200m peito e 400m peito
  • Disputou os Jogos Olímpicos de Los Angeles (1932) e Berlim (1936)
  • Eleita Top 10 Atletas Master do Mundo (1988)
  • Pentacampeã do Campeonato Mundial Master (85-90)
  • Tetracampeã da Travessia de São Paulo a Nado
  • Membro do International Swimming Hall of Fame (1988)
  • Homenageada com o nome do Parque Aquático Maria Lenk (RJ/2007)

Mais em Olimpíada