Siga o OTD

Olimpíada

Zé Roberto será palestrante do Congresso Olímpico Brasileiro

Além do tricampeão olímpico, o holandês Kamiel Maase e o estadunidense Jonah Berger compartilharão conhecimento com o público

josé roberto guimarães paris-2024 cavaleiro Zé Roberto Guimarães Congresso Olímpico Brasileiro
Zé Roberto, ao centro, é tricampeão olímpico como técnico de vôlei (Luis Ruas/arquivo)

Três craques em suas áreas reforçam o time de palestrantes do Congresso Olímpico Brasileiro, que acontecerá nos dias 19 e 20 de março de 2022, em Salvador (BA). O treinador tricampeão olímpico Zé Roberto Guimarães, o gerente de Pesquisa e Inovação de Desempenho do Comitê Olímpico Holandês, Kamiel Maase e o autor de best sellers internacionais e Ph.D em Marketing, Jonah Berger, confirmaram presença no evento. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (2). Os ingressos para o Congresso Olímpico já estão à venda pelo site.

“Com o objetivo de compartilhar conhecimento entre todo o sistema esportivo do Brasil, estamos hoje reunidos para apresentar oficialmente ao povo baiano a realização da II Edição do Congresso Olímpico Brasileiro. Nosso país tem um potencial muito grande a ser desenvolvido em vários aspectos do esporte. Mas, para que essa evolução aconteça, precisamos cada vez mais de profissionais capacitados e atualizados. E essa capacitação deve aliar teoria e prática, desenvolvimento de liderança empreendedora, visão estratégica, administrativa e gerencial. É o que veremos aqui, em março de 2022, neste evento histórico para o esporte brasileiro”, declarou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB, em apresentação na capital baiana.

José Roberto Guimarães Zé Roberto Guimarães Congresso Olímpico Brasileiro
Zé Roberto, Jonah Berger e Kamiel Maase, pela ordem (montagem/COB)

Medalhistas baianos

O encontro desta quinta ainda contou com a presença de vários atletas baianos medalhistas olímpicos, como o campeão Hebert Conceição e a medalhista de bronze Adriana Araújo, ambos do boxe, o judoca Rafael Silva, o nadador Edvaldo Valério, além do Secretário do Trabalho Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Davidson de Magalhães, e do diretor-geral da Superintendência dos Desportos da Bahia, Vicente Neto.

A gerente do IOB e ex-atleta olímpica, Soraya Carvalho, ressaltou a troca de experiências que a conferência vai proporcionar. “O Congresso Olímpico Brasileiro é o principal evento para pessoas talentosas que vivem diariamente o esporte e querem alcançar resultados cada vez melhores. Contar com palestrantes de alto nível com experiências tão vastas em suas áreas é incrível para o desenvolvimento do esporte brasileiro. Poder estar frente a frente com grandes gestores nacionais e internacionais e escutar de perto a experiência de quem conhece o caminho para o sucesso é a proposta do evento.”

Palestrantes do Congresso Olímpico Brasileiro

Zé Roberto Guimarães – Um dos mais vitoriosos técnicos da história do esporte nacional, antes de se tornar treinador, teve uma carreia de sucesso como atleta. Zé Roberto Guimarães, ou José Roberto Guimarães, jogou pela seleção e destaca os Jogos Olímpicos de Montreal 1976 como um dos momentos mais importantes de sua história nas quadras. Em 1988 se tornou técnico e apenas quatro anos depois assumiu a seleção masculina e a liderou ao inédito ouro nos Jogos Barcelona 1992. Em 2000, chegou ao comando da equipe feminina onde conquistou três medalhas olímpicas, dois ouros (Pequim 2008 e Londres 2012) e uma prata (Tóquio 2020), nove Grand Prix, um ouro nos Jogos Pan-Americanos, 10 Sul-americanos, duas Copas dos Campeões, entre outros títulos importantes.

Kamiel Maase – O ex-atleta olímpico de atletismo Kamiel Maase trabalha há 12 anos como gerente da área de Desempenho, Ciência Esportiva e Inovação do Comitê Olímpico da Holanda., país que viu seu desempenho esportivo mudar de patamar nas últimas duas edições de Jogos Olímpicos. Em Tóquio 2020, a Holanda foi a grande novidade no TOP 10 do quadro de medalhas. O país, que havia terminado os Jogos Rio 2016 em 11°, fechou a última edição em sétimo. Kamiel é formado em microbiologia, com mestrado em química e administração de empresa. Além de sua sólida formação acadêmica, sua experiência como ex-atleta de alto rendimento ajuda na administração do programa de ciência do esporte aplicada. O gestor é ex-maratonista e competiu em três edições seguidas de Jogos Olímpicos: Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. Ele ainda detém quatro recordes nacionais (5.000m, 10.000m, 30km e maratona). Um de seus projetos atuais é a criação de uma rede de ciência do esporte, que reúne cientistas do esporte e uma equipe de nutricionistas.

Jonah Berger – Com livros publicados em mais de 35 países e mais de um milhão de cópias vendidas, Jonah Berger é especialista em comportamento do consumidor e como os produtos, ideias e hábitos se popularizam. Professor de marketing da Wharton School da Universidade da Pensilvânia (EUA) com mais de 50 artigos em periódicos acadêmicos de primeira linha teve seu trabalho abordado em matérias no The New York Times, Wall Street Journal e Harvard Review de negócios. Berger também presta consultoria para organizações como Apple, Google, Nike, Amazon, GE, 3M e The Gates Foundation e como palestrante esteve em grandes palcos de conferências como SXSW e Cannes Lions.

Como será o amanhã

Além dos novos três nomes confirmados, o Congresso já tem o futurista e humanista alemão Gerd Leonhard como outra presença internacional garantida. Sua palestra Como será o amanhã oferecerá uma visão ampla para compreender o mundo atual e o futuro. Serão abordados temas como as perspectivas do meio ambiente, política, economia, esporte, entre outros, fazendo com que os participantes busquem refletir sobre os desafios, as expectativas e os possíveis rumos e tendências que estão surgindo e irão conduzir a humanidade e a tecnologia nos próximos anos.

Congresso Olímpico Brasileiro

Organizado pelo COB, o Congresso terá uma programação diversificada com especialistas internacionais e nacionais, vivências, exposições e discussões sobre o futuro do esporte. O tema principal do encontro será Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico.

A grande novidade da segunda edição será o Prêmio Esporte Inovação, que vai escolher os melhores projetos em gestão e inovação que apresentarem soluções concretas para os desafios enfrentados no esporte nacional. Os cinco finalistas vão concorrer a grandes prêmios, como participar dos Jogos Olímpicos Paris 2024. A votação e o anúncio dos ganhadores serão realizados durante o segundo dia do Congresso.

Mais em Olimpíada