Siga o OTD

Olimpíada

Thomas Bach é reeleito como presidente do COI para o segundo mandato

Thomas bach reeleito presidente do COI

Thomas Bach foi reeleito para um segundo mandato de mais quatro anos como presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). Na 137ª Sessão do COI, realizada virtualmente nesta quarta, 10, o alemão de 67 anos recebeu 93 votos sim e 1 não entre os 94 votos válidos. O ex-atleta, que ganhou o ouro com a equipe alemã de esgrima nos Jogos Olímpicos de Montreal 1976, foi eleito pela primeira vez na sessão do COI em 2013 em Buenos Aires para um primeiro mandato de oito anos. Este mandato terminará no dia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, em 8 de agosto deste ano, conforme decidido pelo Conselho Executivo do COI. Seu segundo mandato como presidente do COI começará imediatamente depois e terminará em 2025.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em seu discurso após a eleição, Thomas Bach agradeceu o voto de confiança mesmo após momentos e decisões difíceis e, dirigindo-se aos membros do COI, o Presidente Bach disse: “Vocês me conhecem bem o suficiente para que eu também olhe para frente e continue a atingir metas ambiciosas com vocês também no mundo pós-coronavírus. Aprendemos durante esta crise do coronavírus, da maneira mais difícil, que podemos cumprir nosso slogan olímpico ‘mais rápido, mais alto, mais forte’, no esporte e na vida, apenas se trabalharmos juntos em solidariedade. Portanto, hoje eu gostaria de inspirar uma discussão – uma discussão com vocês e com todos da comunidade olímpica – sobre se não devemos complementar este slogan adicionando, após um hífen, a palavra ‘juntos’: ‘Mais rápido, mais alto, mais forte – juntos’. Isso poderia ser – do meu ponto de vista – um forte compromisso com nosso valor fundamental de solidariedade e uma adaptação apropriada e humilde aos desafios deste novo mundo ”.

Durante seu primeiro mandato como Presidente do COI, Thomas Bach iniciou as reformas da Agenda Olímpica 2020 para o futuro do COI e do Movimento Olímpico que foram adotadas na Sessão do COI em Mônaco em 2014. Pouco antes de sua eleição hoje, a Sessão do COI aprovou o Relatório de Encerramento da Agenda Olímpica 2020 por unanimidade. A Agenda Olímpica 2020 mudou profundamente os Jogos Olímpicos, o COI e o Movimento Olímpico.

Thomas Bach foi um dos membros fundadores da Comissão de Atletas do COI em 1981, na qual permaneceu até 1988. Em 1991, ele se tornou um Membro do COI e fez parte do Conselho Executivo do COI entre 1996 e 2013. Ele atuou como Vice-Presidente do COI de 2000 a 2004, 2006 a 2010 e de 2010 até sua eleição como presidente do COI em setembro de 2013.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Olimpíada