Siga o OTD

Olimpíada

COB conta com atletas para ter um movimento olímpico forte

Rogério Sampaio, diretor Geral do Comitê Olímpico do Brasil, participou do I Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro

Rogério Sampaio diretor Geral COB
Rogério Sampaio é campeão olímpico no judô (facebook/judorogeriosampaio)

O diretor Geral do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Rogério Sampaio, afirmou em live realizada na terça-feira (23), Dia Olímpico, que a entidade conta com os atletas para fortalecer o olimpismo no país. O judoca participou do I Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro.

“Hoje estou na posição de diretor Geral do COB e creio que isso é a demonstração das possibilidades que se abrem também aos atletas fora dos tatames, das quadras e das pistas. A ação de cada um de nós deve ser sempre pensando no benefício coletivo. E é por isso que o COB quer contar com os atletas cada vez mais perto. Assim, vamos construir um movimento olímpico forte e coeso, que reflita a diversidade e a excelência” declarou Rogério Sampaio, campeão olímpico de judô em Barcelona 1992.

“O COB tem fortalecido a sinergia com os atletas, através das mudanças promovidas pela gestão do presidente Paulo Wanderley, pois sabemos seu papel dentro da sociedade. Por isso, destaco agora a importância de, não só as Confederações, mas também as Federações Estaduais tenham as suas comissões de atletas”, completou Rogério Sampaio.

Marco para o esporte

O também judoca Tiago Camilo, presidente da Comissão de Atletas do COB, classificou o fórum como “um marco para o esporte brasileiro”.

O evento teve a participação de todas as Comissões de Atletas das Confederações Olímpicas do Brasil, com uma audiência de 88 pessoas na sala virtual com mais de 400 acessos. Os objetivos do encontro foram a troca de experiências e o aumento de engajamento dos atletas na busca pelo desenvolvimento esportivo no país.

“Toda a caminhada começa com um pequeno passo. E todos que participaram desse fórum podem dar esse primeiro passo dentro de suas comissões. Quero agradecer ao COB, ao presidente Paulo Wanderley, ao Rogério Sampaio e a todas as pessoas que se engajaram para a realização desse fórum. É uma honra fazer parte desse time de campeões. Vamos juntos escrever uma nova página do esporte olímpico brasileiro”, disse Tiago Camilo, medalhista de prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008.

“Nosso objetivo é que este evento ocorra anualmente. É um legado desta gestão, que foi muito participativa, com tantos atletas que fizeram história no esporte olímpico brasileiro. Temos o dever de escrever essa história junto com o COB”, disse Tiago Camilo, presidente da Comissão de Atletas do COB e medalhista de prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008.

+ Atletas celebram Dia Olímpico em papo conduzido por Ágatha

O Evento

O Fórum teve início com uma apresentação do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo colegiado nos últimos anos. Todos os integrantes da Comissão tiveram a oportunidade de se apresentar e falar sobre suas funções dentro da organização.

Em seguida, foi a vez dos gestores do COB, casos de Soraya Carvalho (gerente do Instituto Olímpico Brasileiro), Jorge Bichara (diretor de Esportes do COB) e Antônio Carlos Moreno (master coach do COB), além do vice-campeão olímpico Bernard Rajzman, membro do COI, dissertarem sobre os projetos voltados aos atletas que eles lideram no dia a dia.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Estamos muito felizes com a realização do nosso primeiro Fórum. Acredito que esse seja o nosso pontapé inicial, dado com louvor e com dignidade. De uma forma geral, foi extremamente positivo”, afirmou Yane Marques, vice-presidente da Comissão de Atletas do COB e medalhista olímpica no pentatlo moderno em Londres 2012.

Além de Yane e Rogério Sampaio, outros medalhistas olímpicos integrantes da Comissão do COB marcaram presença no evento: Hortência (basquete), Poliana Okimoto (maratona aquática), Emanuel Rêgo (vôlei de praia), Thiago Pereira (natação), Isabel Swan (vela) e Fabi Alvim (vôlei).

O I Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro integra a programação do Dia Olímpico, que celebra o aniversário de fundação do COI. Em 2020, o COB estendeu as comemorações por 30 dias, transformando-o em Mês Olímpico, com o propósito de estimular as pessoas a desenvolverem os valores olímpicos.

Mais em Olimpíada