Siga o OTD

Olimpíada

Atletas aproveitam a quarentena para investir em capacitação

Atletas campeões olímpicos e mundiais estão entre os novos alunos dos cursos oferecidos pelo COB

Duda Amorim handebol gyor seleção brasileira COB cursos
Duda Amorim é uma das alunas do curso sobre administração esportiva (Instagram/duda18amorim)

Apesar da dificuldades em manter uma rotina de treinamentos de qualidade, um grupo de atletas tem aproveitado a quarentena para se capacitar com cursos oferecidos de maneira gratuita pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Dentre os novos alunos estão nomes vencedores de medalhas olímpicas e donos de títulos mundiais, como o do ginasta campeão olímpico Arthur Zanetti, o da campeã mundial de handebol, Duda Amorim, e o da medalhista de prata no vôlei de praia no Rio 2016 Agatha Rippel, entre outros.

Eles começaram na segunda-feira (1º), cursos de Fundamentos da Administração Esportiva (FAE) e o Curso Básico de Gestão para Treinadores (CBGT) ao lado de outros 40 atletas inscritos. O número é um recorde para estes cursos desde a criação do IOB, em 2009.

+ CBCa exigirá realização de curso contra assédio no esporte

“Esse foi o ano que mais tivemos atletas olímpicos e pan-americanos inscritos nos processos de seleção dos cursos do IOB. Foi até surpreendente para nós. Ver o interesse dos atletas em cursos de capacitação de gestores e treinadores nos indica a preocupação deles em adquirir conhecimento visando uma preparação para o futuro. E recebemos esse cenário com alegria, por perceber a vontade dos atletas em permanecerem atuando na indústria esportiva. Sem dúvida, a experiência e o envolvimento de atletas capacitados e preparados só contribui para o crescimento do esporte no nosso país”, analisou a gerente do Instituto Olímpico Brasileiro e ex-ginasta, Soraya Carvalho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os cursos são gratuitos e produzidos pelo COB para serem aplicados a distância, o que auxilia os atletas nessa quarentena por conta da pandemia do coronavírus. Com dois meses de duração, o curso relacionado a administração esportiva foi o favorito entre os atletas. Aos 33 anos, Duda justifica a realização do curso diretamente de sua Hungria por já estar pensando no futuro pós-carreira no handebol.

“Adquirir conhecimento na área esportiva, estudar nunca é demais. Em breve estarei entrando na transição de carreira, e gostaria de me preparar pra isso. É um dos períodos mais difíceis que o atleta pode passar. Ele tem que começar outra carreira praticamente do zero e o quanto mais preparado estiver pra essa transição, menos dificuldades vai encontrar”, declarou a tri-campeã Pan-americana e campeã mundial.

Mais em Olimpíada