Siga o OTD

Tóquio 2020

Atletas e presidente do COB fazem primeira reunião em ano olímpico

Comissão de Atletas, presidente e diretoria do Comitê Olímpico do Brasil debateram 2019 e falaram sobre a preparação para Tóquio

Comissão de Atletas e COB fazem primeira reunião em ano olímpico
(Rafael Bello/COB)

A Comissão de Atletas e o presidente e a diretoria do Comitê Olímpico do Brasil (COB) fizeram nesta terça-feira (28) a primeira reunião do ano. Em pauta, dentre diversos assuntos, a preparação para as Olimpíadas.

O encontro contou com a presença do presidente da Comissão, Tiago Camilo, além de Emerson Duarte, Fabiana Alvim, Fabiana Murer, Hugo Hoyama, Isabel Swan, Iziane Marques e Poliana Okimoto. Paulo Wanderley e a diretoria do COB apresentaram um panorama do trabalho realizado pela entidade em 2019 e a atualização da preparação para Tóquio 2020.

“Ano olímpico é sempre aquele que temos que pensar principalmente nos atletas, se todos estão tendo as mesmas oportunidades, as mesmas chances de competir visando a classificação olímpica”, afirmou Poliana Okimoto, medalhista de bronze nas maratonas aquáticas na Rio 2016.

“Esse é o nosso objetivo, deixá-los cientes que existe uma comissão e que estamos para ajudá-los. Por isso, ter a reunião com o nosso presidente é muito positivo, trazendo a certeza que ele está do nosso lado e aberto a ouvir a nossa opinião”, acrecentou a nadadora.

Quanto às expectativas por uma maior participação de atletas e melhores resultados, Poliana Okimoto credita esses avanços aos investimentos de longo prazo e às medalhas que os atletas conquistaram para o país em 2016. “Isso será possível principalmente nesta última gestão, que conseguiu dar continuidade ao trabalho feito para o Rio 2016”.

+ Federações e atletas debatem futuro do skate no país

Hugo Hoyama, treinador da seleção feminina de tênis de mesa, reitera a importância desses encontros com o COB. “Quando nos reunimos para discutir o que está acontecendo e o que irá acontecer, é sempre importante termos o presidente conosco na busca por soluções e resoluções para as questões que envolvem os atletas. Na minha época, não havia essa oportunidade, e olha que participei de cinco ciclos. Esperamos que essa participação evolua a cada ciclo olímpico”.

Formada por grandes destaques do esporte nacional, a Comissão de Atletas do COB foi criada em 2009, seguindo o modelo da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Seu principal objetivo é atuar como um canal de comunicação entre os atletas e o COB, oferecendo sugestões e recomendações sobre quaisquer assuntos relacionados ao Movimento Olímpico.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Para o presidente do COB, a reunião foi uma oportunidade de transmitir as realizações recentes e as propostas previstas para o ano que se inicia, assim como ocorre com o Conselho de Administração e as Confederações: “aproveitamos para esclarecer dúvidas, fatos, direto da fonte. Os integrantes da Comissão, interlocutores dos atletas brasileiros, ficaram entusiasmados com todo o trabalho que o COB desenvolveu para Tóquio 2020”.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tóquio 2020