8 5
Siga o OTD

Natação

Balduccini ganha bronze nos 200 livre na final do NCAA

Stephanie Balduccini é a terceira nas 200 jardas e leva primeira medalha brasileira nas finais do NCAA na natação feminina

Stephanie Balduccini com troféu das 200 jardas livre do NCAA
(Foto: Michigan Photography)

Pela primeira vez, o Brasil ganhou uma medalha na natação feminina na final do NCAA, a fortíssima liga universitária dos Estados Unidos. Stephanie Balduccini ficou em terceiro lugar e ganhou o bronze na final das 200 jardas livres na noite da última sexta-feira (21). A brasileira, que já participou de duas Olimpíadas, fez uma grande temporada nos EUA, competindo pela Universidade de Michigan.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Neste final de semana acontece a final nacional feminina do NCAA, reunindo as melhores nadadoras e equipes da liga universitária dos Estados Unidos. As provas são todas disputadas em piscinas curta, com medidas em jardas. Stephanie Balduccini chegou como uma das favoritas para a disputa das 200 jardas livre. Nesta sexta-feira, ela fez uma boa prova nas eliminatórias, terminando com o melhor tempo.

Na final, Stephanie Balduccini fez um bom início de prova, liderando até a altura das 150 jardas. Na reta final da prova, Anna Peplowski cresceu e partiu para cima da brasileira. A estadunidense foi vice-campeã olímpica no revezamento 4x200m livre em Paris-2024 e chegou nas finais do NCAA com o melhor tempo da prova. No final, Peplowski confirmou o favoritismo e levou o ouro com 1min40s50. A húngara Minna Abraham fez uma ótima virada final para pegar impulso e subir para a segunda colocação, com 1min40s56. Stephanie Balduccini fechou a prova em terceiro lugar, com 1min40s89, sua melhor marca pessoal e um novo recorde brasileiro das 200 jardas femininas.

Brasil no NCAA

O Brasil tem bastante tradição na natação universitária dos Estados Unidos. César Cielo por exemplo, já foi eleito o melhor nadador do NCAA em 2007. Gustavo Borges, por sua vez, é um dos maiores nomes da Universidade de Michigan (a mesma de Balduccini), onde conquistou diversos títulos nacionais, incluindo o tetracampeonato das 100 jardas livres entre 1992 e 1995. Mas o resultado de Stephani Balduccini é histórico, por se tratar da primeira medalha de uma brasileira na grande final nacional do NCAA.

Com uma grande temporada, incluindo suas melhores marcas pessoais em várias provas, existe expectativa para ver se Stephanie Balduccini consegue transferir sua evolução das jardas para as provas olímpicas. Ela ainda nada a final das 100 jardas livre neste sábado, onde tem a sétima melhor marca de inscrição.

Além de Balduccini, outra brasileira também compete nas finais do NCAA. Giulia Carvalho é atleta da Univerdiade de Miami. Ela ficou em 11º lugar nas 50j livre com 21s65 e 16ª nas 100j borboleta com 51s46. Giullia também nada nas 100j livre, assim como Balducicni.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Natação