O Brasil começará, nesta terça-feira (24), sua campanha no Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos. A competição, que reúne as cinco modalidades aquáticas, acontecerá na cidade de Cáli, na Colômbia, entre os dias 24 de setembro e 7 de outubro, marcando o início do ciclo para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Campeão nas duas últimas edições, em Peru-2018 e Buenos Aires- 2021, o Brasil chegou na Colômbia com uma delegação bastante renovada. Dos 21 atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos de Paris, apenas Viviane Jungblut, da maratona aquática, estará em Cáli para representar o país na modalidade.
A principal renovação vem no time feminino da natação. Ele conta com algumas atletas que foram destaque no Sul-Americano Juvenil do ano passado, como Celine Bispo, Beatriz Bezerra, Agatha Amaral e Ana Julia Amaral, esta última de apenas 15 anos de idade. A equipe de nado artístico, por sua vez, mescla experiência com juventude. Atletas com participações em Mundiais, como Vitória Casale e Anna Giulia Veloso, ganham a companhia da nova geração, puxada por Alice Tenório, Eduarda Matos e Marina Postal.
- Sem Gui Santos, GS Warriors vence Oklahoma CT e iguala rival
- Cruzeiro quebra invencibilidade de Bauru na casa do adversário
- Brasil vai disputar semifinal da Development Cup em São Paulo
- Bárbara e Carol encerram parceria com título em Copacabana
- Brasil é derrotado novamente pela Argentina e não vai à AmeriCup
“O ciclo olímpico de Los Angeles já começou. Nosso primeiro desafio será em Cáli e estamos com uma equipe renovada e cheia de gás para começar bem. É uma competição com um nível técnico altíssimo e, com certeza, será de grande aprendizado e experiência para estes jovens atletas que chegam à seleção brasileira”, disse Luiz Fernando Coelho, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Demais modalidades
Nos saltos ornamentais, dos oito atletas que compõem a delegação, cinco são estreantes no evento: Caio Dalmaso, Heloá Camelo, João Margiotto, Rafael Borges e Rafael Max. A seleção ainda conta com Anna Lúcia dos Santos, Luana Lira e Luís Felipe Moura, que disputaram a última edição do Sul-Americano. Já no polo aquático, o Brasil busca manter o posto de campeão no feminino e retornar ao título no masculino. A jovem Maiah Nascimento, de 15 anos, lidera a renovação entre as mulheres.
Calendário dos esportes em Cáli
Nado Artístico
Piscina Hernando Botero O’Bryne
24 a 27 de setembro
Saltos Ornamentais
Piscina Hernando Botero O’Bryne
24 a 27 de setembro
Natação
Piscina Hernando Botero O’Bryne
30 de setembro a 3 de outubro
Polo Aquático
Piscina Alberto Galindo (fase de grupos)
Piscina Hernando Botero O’Bryne (semifinais e final)
2 a 7 de outubro
Águas Abertas
Lago Calima (90km de distância de Cáli)
5 a 7 de outubro
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos