Siga o OTD

Paris 2024

Cecília Araújo garante final com melhor tempo nos 50m livre da S8

Cecília Araújo teve o maior destaque das provas eliminatórias da manhã em Paris; Brasil ainda garantiu cinco finalistas em quatro provas

Na imagem, Cecília Araújo na comemoração após prova, ainda dentro da piscina.
Cecília Araújo na comemoração após prova, ainda dentro da piscina. Foto: Douglas Magno / CPB

Nesta quinta-feira (05), o Brasil competiu em seis provas na Arena La Defense em Paris. Cecília Araújo marcou o melhor tempo nos 50m livre da classe S8 e foi o maior destaque das eliminatórias na parte da manhã. Mas teve classificação de Carolina Santiago e mais três brasileiros, além do time misto do revezamento 4x50m medley.

Inicialmente, o primeiro brasileiro que caiu na água foi Samuel de Oliveira, nos 50m livre da classe S5. Então, o nadador fez o terceiro tempo na segunda bateria, que teve o chinês Jincheng Guo batendo o recorde paralímpico com 29s97. Com 33s59, Samuel garantiu a quinta melhor marca geral, portanto a primeira final do dia para o Brasil.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Em seguida, outros três brasileiros competiram nos 100m livre da S6. Primeiramente, Gabriel Melone fez o quinto tempo de sua bateria, com 1min11s75. Depois, Talisson Glock e Daniel Mendes fizeram segundo e terceiro lugares da segunda bateria, com 1min05s76 e 1min07s16, respectivamente. Nessa mesma bateria, o italiano Antonio Fantin estabeleceu novo recorde paralímpico, com 1min03s67. Dessa forma, Talisson avançou em terceiro e Daniel em quinto. Porém, Gabriel, com décimo tempo geral, ficou fora da final.

Nos 200m medley da SM9, Lucas Mozela foi o representante brasileiro, com o quinto lugar na primeira bateria. O atleta finalizou com o tempo de 2min25s01, mas significou a décima marca geral e o não ingresso à decisão da prova.

Mulheres finalistas

Por outro lado, nos 100m peito da SB12, Carolina Santiago fechou com o primeiro tempo da bateria, com 1min19s49 e classificou-se à final. No entanto, na mesma bateria, Raquel Viel, teve o quinto tempo, décimo no geral, com 1min33s10 e não avançou como sua compatriota. Na bateria seguinte, a alemã Elena Krawzow, recordista mundial, marcou o novo recorde paralímpico, com 1min13s19.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Teve mais duas brasileiras na segunda bateria dos 50m livre da S8. Cecília Araújo fez o melhor tempo com 30s44, enquanto Vitória Ribeiro foi a quinta com 33s51. Assim, Cecília avançou com a melhor marca geral e Vitória, com a 11ª colocação, ficou de fora da final.

Por fim, teve o time brasileiro no revezamento 4x50m medley misto 20 pontos. Com Gabriel Araújo, Roberto Rodriguez, Vitória Ribeiro e Lídia Cruz, o Brasil fez 2min51s48, quarto tempo de sua bateria. Desse modo, a equipe conquistou a vaga à final com a oitava colocação no geral.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paris 2024