Siga o OTD

Paris 2024

Mayara Petzold e mais cinco avançam às finais na natação

Com terceiro melhor tempo nos 50m borboleta na S6, Mayara Petzold foi uma dos seis atletas brasileiros que avançaram às finais na piscina

Na imagem, Mayara Petzold comemorando sua classificação à final ainda dentro da piscina.
Mayara Petzold comemorando sua classificação à final ainda dentro da piscina.. Foto: Marcello Zambrana/CPB

Na manhã desta terça-feira (03) parisiense chuvosa do lado de fora da Arena La Defense, choveu classificação de brasileiros às finais da natação. Ao todo, seis atletas nacionais avançaram para as finais à tarde. Os maiores destaques ficaram com Mariana Gesteira, segundo lugar nos 100m costas da S9, e Mayara Petzold, terceira nos 50m borboleta da S6.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

As provas da manhã

A primeira prova com brasileiros foi os 100m costas para a classe S9. Assim, na primeira bateria, Vitinho Almeida fez 1min04s78, com a quarta colocação e Lucas Mozela foi quinto com 1min07s72. No geral, Vitinho, que fazia sua estreia em Jogos Paralímpicos aos 16 anos de idade, avançou à final com sexto melhor tempo. Enquanto Lucas ficou com o 12º lugar e não seguiu adiante na prova.

Em seguida, a mesma prova na versão feminina teve Mariana Gesteira competindo na segunda bateria. Dessa forma, a brasileira anotou o melhor tempo da bateria, 1min10s80, e avançou à final com o segundo melhor tempo geral. Ficou atrás apenas na norte-americana Christie Raleigh-Crossley, por 52 centésimos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Logo após, Gabriel Melone competiu na segunda bateria dos 50m borboleta da classe S6 e fez o quarto tempo com 33s06. Isso lhe garantiu entre os oito finalistas com a sexta melhor marca. Na mesma prova da versão feminina também teve brasileira competindo, Mayara Petzold caiu na água na segunda bateria. Então, com 38s00, marcou o segundo tempo na bateria e passou à final com o terceiro melhor tempo geral.

Nos 50m costas da classe S5, Samuel de Oliveira fez o terceiro tempo na segunda bateria, com 36s47 e garantiu a quinta colocação entre os finalistas. Já na prova dos 100m livre da classe S3, teve uma brasileira em cada bateria, mas ambas não se classificaram. Maiara Barreto fez 2min24s98, quinto tempo da primeira bateria, e Edênia Garcia fez 2min40s86, oitavo tempo da segunda bateria. Maiara ficou com a décima colocação e Edênia foi a 16ª.

Sempre ela

Por fim, Carolina Santiago nadou os 200m medley da classe SM13 e fez em 2min32s84, ficando com a terceira colocação na bateria. A brasileira foi a única atleta da classe SM12 na prova e mesmo assim, classificou-se com o sexto melhor tempo geral.

“Essa prova se tornou bastante complicada, eu treino para as provas de 50m e 100m, mas foi bem estratégica mesmo. É uma prova que estou usando para treinamentos, para nadar o peito, que é minha última prova e muito importante. Adorei nadar essa prova, foi muito bom, ainda peguei final. Vamos descansar para mais tarde fazer um tempo melhor”, avaliou Carol.

As finais de brasileiros começam às 12h37, com Vitinho na primeira prova.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paris 2024