Siga o OTD

Paris 2024

Lídia Cruz bate recorde e é bronze no 150m medley SM4

A nadadora fluminense anotou a marca de 2min57s16, estabeleceu um novo recorde das Américas e levou o bronze nos Jogos Paralímpicos

Lídia Cruz com a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 (Alexandre Schneider/CPB)
Lídia Cruz com a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 (Alexandre Schneider/CPB)

Pódio para o Brasil! A nadadora Lídia Cruz conquistou a medalha de bronze na prova dos 150m medley da classe SM4 (para atletas com deficiência física significativa) dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Foi o primeiro pódio da fluminense de 26 anos em Paralimpíadas na carreira.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Nos dois primeiros nados, Lídia iniciou um pouco atrás das suas adversárias e se colocando na sexta posição. Já no estilo livre, o último da prova, ela teve uma reação extraordinária para fechar na terceira colocação com o tempo de 2min57s16. Além disso, a marca da brasileira se tornou o novo recorde das Américas. Ouro para a alemã Tanja Scholz (2min51s31) e prata com Nataliia Butkova (2min54s68), dos Atletas Neutros. A capixaba Patricia Pereira dos Santos foi oitava, com 3min05s99.

“Eu não sei nem como é que foi, eu só nadei (risos). Falei: “só tenho que dar o meu melhor” e acho que saiu, né? Foi muito tempo de treinamento, uma prova difícil pra mim pessoalmente pelas mudanças dos estilos. As viradas, mudar a posição e voltar muito rápido pra nadar mais 50 metros é mais complicado. É muito esforço, muita dor, muita batalha nesses três anos de todas as partes, só a gente sabe o quão difícil foi tá aqui”, falou Lídia Cruz.

Gabrielzinho bate recorde mundial mais uma vez

Na sequência, foi a vez de Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, cair na piscina. Ele competiu na decisão da prova dos 150m medley para a classe SM3. Sendo o único nadador S2 na final, o mineiro terminou no quinto lugar com 3min14s02, estabelecendo um novo recorde mundial para sua classe. Ele já havia alcançado este feito em Paris nas classificatórias, que ocorreram pela manhã.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ainda no masculino, Roberto Alcalde acabou na sexta posição da prova dos 100m peito para a classe SB5 (aos atletas com deficiência física moderada), com o tempo de 1min38s85. Entre as mulheres, Laila Suzigan encerrou a participação do Brasil no individual neste quarto dia da natação. Ela também acabou em sexto nos 100m peito SB5, fechando na marca de 1min53s03.

+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil em Paris-2024

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paris 2024