Siga o OTD

Natação

Léo de Deus e Felipe França obtém bons resultados na abertura da ISL

Com brasileiros discretos, nadador dos Estados Unidos rouba a cena, quebra recordes e leva equipe ao título da International Swimming League

Leonardo de Deus - Larissa Oliveira - Marcelo Chierighini - ISL

O primeiro dia de disputas da 3ª temporada da ISL (International Swimming League) ocorreu na tarde dessa quinta-feira (26) em Napoli, na Itália, e dois brasileiros Visaíram das piscinas com bons resultados. Felipe França fechou os 50m peito em 2º lugar e Léo de Deus ficou em 3º nos 200m costas.

Os 27s07 de Felipe França nos 50m costas deram ao DC Trident, equipe defendida pelo brasileiro, sete pontos. O vencedor da prova foi Nicolo Martinenghi, do Aquatic Centurions, com 27s03. Na mesma prova, Felipe Lima ficou em 5º com 26s79 e conquistou cinco pontos para a Energy Standard. Já Léo de Deus terminou os 200m costas com 1min52s37, rendendo a Aqua Centurions seis pontos.

Após o primeiro dia de competições, a classificação ficou da seguinte maneira:

  1. Energy Standard – 262.5
  2. Aqua Centurions – 235
  3. Toronto Titans – 233
  4. DC Trident – 167.5

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

17 brasileiros disputal a ISL nesse ano. Veja a lista dos atletas por clube:

London Roar – Guilherme Guido e Vinicius Lanza
Iron Aquatics – Nicholas Santos, Guilherme Basseto, Leonardo Santos, Luiz Altamir Melo
DC Trident – Felipe França
Energy Standard – Felipe Lima, Etiene Medeiros
LA Current – Breno Correia, Fernando Scheffer
NY Breakers – Brandonn Almeida
Aquacenturions – Fabio Santi, Marcelo Chierighini, Leonardo de Deus
Tokyo Frog King – Pedro Spajari
Toronto Titans – Larissa Oliveira

Entenda a ISL

Em 2019, uma competição mudou um pouco o cenário da natação mundial. Diferente do que acontecia nas competições internacionais, onde cada atleta representa seu país, a ISL (International Swimming League) criou uma disputa internacional por times. Um dos nomes brasileiros na competição, Em entrevista ao OTD, Nicholas Santos tenta foi direto na explicação da competição. “A ideia é reunir os melhores, fazer uma NBA da natação”. 

Idealizada pelo bilionário ucraniano Konstantin Grigorishin, a ISL é disputada em piscina curta, de 25 metros, e conta com regras e uma dinâmica única. Ao invés de medalhas, os atletas somam pontos para sua equipe durante as etapas.

Por não ter pódio a cada etapa, a ISL acabou criando um novo sistema para classificar os atletas e as equipes. Além da pontuação por colocação, a competição possui gatilhos específicos para que os atletas busquem a melhor performance sempre. 

No ano passado, a equipe Condors ficou com o título, sem nenhum brasileiro no elenco. Guilherme Guido terminou em terceiro com seu time.

No primeiro dia da nova temporada da ISL (International Swimming League), Felipe França e Léo de Deus obtiveram bons resultados para suas equipes
(Mike Lewis/ISL)

Mais em Natação