Siga o OTD

Tóquio 2020

CBDA vai pedir à FINA que valide índice olímpico de Etiene Medeiros de 2019

Brasileira bateu o índice em duas provas no Troféu Brasil de 2019, mas a competição não é considerada válida pela FINA para Tóquio 2020

Etiene Medeiros - CBDA - Tóquio 2020
(Satiro Sodré)

Em 2019, no Troféu Brasil, Etiene Medeiros bateu o índice olímpico para Tóquio-2020 nos 50m livre e 100m costas. Nas provas, a brasileira fez os tempos de 24s53 e 1min00s13, respectivamente, ambas abaixo da marca exigida. No entanto, o Troféu Brasil não estava na lista de competições consideradas válidas pela FINA (Federação Internacional de Natação) para esta Olimpíada, invalidando a marca obtida pela nadadora. Nesta quarta-feira (28), porém, o vice-presidente da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), relevou em live do OTD, que irá pedir que a FINA valide o índice de Etiene.

“A janela de índice A da FINA abriu em março de 2019 e vai até o começo de julho de 2021. A Etiene Medeiros fez o índice em abril de 2019. Só que essa competição não está na lista das que a FINA considera possíveis para essa Olímpiada. Mas isso não impede que a gente peça para ele. E nós vamos fazer essa solicitação para a FINA reconheça o índice dela, que foi em uma competição oficial da CBDA”, explicou Renato Cordani.

+Fernando Possenti e Naná Almeida exaltam evolução da natação feminina

O vice-presidente da CBDA disse ainda que o Troféu Brasil de 2019 foi a competição que valeu índice para o Mundial de Gwanju. Assim, a CBDA vai questionar se a marca feita para o Mundial poderá ser validade também para Tóquio-2020. Vale destacar que, depois do torneio em 2019, Etiene não voltou a bater índice em nenhuma ocasião.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Assim, caso a FINA reconheça o índice, Etiene Medeiros terá chance de disputar as provas individuais. No entanto, ela ainda precisa torcer pela classificação do revezamento, que aguarda o fim da repescagem da entidade máxima da natação. Portanto, caso o 4x100m livre consiga a vaga e a FINA valide a marca, a brasileira poderá nadar os 50m livre e os 100m costas no Japão.

Mais em Tóquio 2020