Siga o OTD

Natação

Brasil conquista sete medalhas em mais um dia no Open de Loulé

Neste sábado (15), o time brasileiro conquistou cinco ouros, uma prata e um bronze

Open de Loulé
Brasil conquistou cinco ouros, uma prata e um bronze neste sábado em Portugal (Divulgação/Federação Portuguesa de Natação)

No segundo dia de provas no Open de natação de Loulé, em Portugal, a seleção brasileira teve um dia completamente dourado. Se na abertura da competição o Brasil conquistou dois ouros e uma prata, neste sábado (15), foram sete pódios, com cinco ouros, uma prata e um bronze. O destaque foi Murilo Sartori, que mais uma vez terminou o dia com duas medalhas de ouro.

Depois de conquistar dois ouros na sexta-feira (14), o nadador voltou a ser o mais rápido em uma prova do Open de Loulé. Nos 400 m livre, o brasileiro terminou com a marca de 3min52s53. Na mesma prova, Fernando Scheffer foi o quarto, com 3min55s71, e Diogo Villarinho o sétimo com 4min01s34.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Não contente com o ouro nos 400 m livre, Murilo Sartori conquistou mais um ouro no revezamento 4 x 100 m livre. Ele formou equipe com Pedro Spajari, Breno Correia, Marco Andtonio Junior e completou a prova com a marca de 3min18s59. A prata ficou com a Espanha e o bronze com Portugal. O time b do Brasil, formado por Fernando Scheffer, Marcelo Chierighini, Leonardo Santos e Gabriel Santos foi desclassificado por troca ilegal de nadadores durante a prova no Open de Loulé.

“A prova foi muito boa. Dentro da estratégia que estabelecemos. Agora é voltar para Rio Maior e acertar o que tivermos para acertar”, disse Murilo.

Nos 50 m borboleta, Gabriel Santos foi o melhor. Com a marca de 24s37, o brasileiro ficou em primeiro. Completaram as primeiras posições o português Gabriel Jose Lopes, com 24s88 e Pedro Andre Santos foi bronze com 24s94. 

“Achei bem legal por ter a oportunidade de competir depois de três semanas de treino. É importante para a gente e para os nossos treinadores saberem a direção do treinamento. Achei uma prova equilibrada, controlada, não foi desesperadora. O resultado foi bom, bem próximo do que eu fazia antes da pandemia”, falou Gabriel.

+ Aos 24 anos, Ana Sátila destaca amadurecimento por medalha

Pódio duplo e prata com Jungblut

Nos 100 m costas masculino, mais um ouro do Brasil. Único atleta do país na prova, Felipe França fez a marca de 1min02s22 e foi o primeiro colocado no Open de Loulé. Francisco Robalo Quintas, de Portugal, foi o segundo com 1min02s42 e o português Rafael Gomes Simões completou o pódio com 1min03s45. 

Na prova mais rápida da natação mundial, os brasileiros foram ao pódio duas vezes. Pedro Spajari foi o vencedor, com o tempo de 22s53 e Marcelo Chierighini foi o terceiro colocado, com 23s03. A prata foi de Miguel Nascimento, de Portugal, com 22s83. Marco Antonio Junior foi o sexto colocado com 23s31. 

“Foi um ótimo resultado para a nossa equipe. Tanto nos 50m livre, quanto no revezamento. Essa retomada tem sido muito importante para nós. Amanhã temos os 100m livre e espero a torcida de todos”, disse Spajari.

 Viviane Jungblut Open de Loulé
Única brasileira na competição feminina, Viviane Jungblut foi prata mais um vez (Federação Portuguesa de Natação)

Na primeira prova do dia, Viviane Jungblut já foi ao pódio mais uma vez no Open de Loulé. Nos 400 m livre, a brasileira fez a marca de 4min14s98. O tempo só ficou atrás de Paula Sanchez, da Espanha, que fez 4min13s46 e foi ouro. O bronze foi de Paula Fernandez, também da Espanha, com 4min17s54. 

Na disputa dos 200 m costas, Leonardo Santos ficou com a sexta posição, com o tempo de 2min10s20.

Mais em Natação