Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Medalhistas paralímpicos realizam festivais de natação

Troféu Daniel Dias e Festival Tubarão Paralímpico vão agitar as piscinas das cidades de São Paulo e Curitiba, respectivamente.

Divulgação/CPB

Neste sábado, 15, dois grandes nomes da natação paralímpica brasileira promovem festivais da modalidade em duas cidades. A terceira edição do Troféu Daniel Dias será realizada no CT Paralímpico, em São Paulo. Já Clodoaldo Silva realiza a terceira etapa do Festival Tubarão Paralímpico, em Curitiba, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

O Troféu Daniel Dias bate recorde de participantes, com 23 entidades e 236 atletas, mais que o dobro da edição anterior, realizada em Bauru, São Paulo. O evento terá duas etapas: a primeira às 8h da manhã e a segunda às 15h.

Para o campeão Daniel Dias, ter seu nome em uma competição deste porte é de grande satisfação. “Fiquei muito honrado com a homenagem. É extraordinário acompanhar este crescimento da competição e também ficar na história da natação paulista desta forma”. O nadador dono de 24 medalhas em Paralimpíadas estará presente no evento no período da manhã.

Na PUC de Curitiba, acontece a terceira etapa do Festival Tubarão Paralímpico. O evento tem mais de 50 nadadores inscritos. A primeira etapa aconteceu em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, no dia 1º de junho, e contou com a participação de mais de 300 competidores. Na semana passada, a segunda etapa ocorreu em Brasília e mais de 150 nadadores marcaram presença.

O nome da competição é uma homenagem ao atleta Clodoaldo Silva, também conhecido como Tubarão Paralímpico, um dos grandes nomes do paradesporto nacional com 14 medalhas paralímpicas e responsável por acender a pira paralímpica nos Jogos do Rio 2016. O nadador também estará presente no festival para a entrega das medalhas.

As provas serão disputadas nos quatro estilos (crawl, peito, costas e borboleta), nas distâncias de 25 e 50 metros. A quarta e última etapa será no dia 22 de junho em Natal, cidade de nascimento de Clodoaldo.

Mais em Paralimpíada Todo Dia